Os programas de milhas vêm se tornando cada vez mais populares entre os usuários de cartão de crédito. Contudo, muitos ainda não sabem o que eles oferecem, não conhecem seus benefícios, nem tampouco têm conhecimento sobre como utilizar as famosas milhas.
Se você quer saber como funciona um programa de milhas, quais vantagens pode obter e como viajar sem pagar quase nada, continue lendo.
Como participar de um programa de milhas?
Antes de mais nada, é necessário compreender o que são as milhas. As milhas são pontos obtidos por meio de compras feitas no cartão de crédito. O valor dessas compras é convertido em pontos, na proporção determinada pela empresa a qual o programa está vinculado.
Esses pontos podem ser trocados em passagens aéreas, hospedagem em hotéis, aluguel de carros, combustíveis, e milhares de outros produtos e serviços como viagens da Uber.
O primeiro passo para participar de um programa de milhas é ter um cartão de crédito que ofereça essa opção. Quase todos utilizam empresas intermediadoras no processo, como Smile ou Star Alliance.
Para saber se o seu cartão oferece essa vantagem, entre em contato com o atendimento do banco ou acesse o site das empresas de milhagem. Em muitos casos, a contratação pode ser feita pelo próprio aplicativo ou site da instituição.
Onde gastar as milhas?
Como estamos em meio a uma pandemia, talvez não seja uma boa opção utilizar suas milhas em passagens aéreas ou diárias de hotel com data marcada. Pensando nisso, muitas empresas estão oferecendo a possibilidade de converter seus pontos em produtos e serviços sem data definida, para usar depois da pandemia.
Mas se seu plano não é viajar, as milhas podem ser trocadas em milhares de produtos em empresas parceiras como Fast Shop, Magazine Luiza e Ponto Frio.
Qual o melhor programa de milhagem?
Não existe o melhor programa de milhagem, apenas o mais adequado para seu perfil de consumidor. Para entender a opção que traria o melhor custo benefício para você, considere as seguintes dicas:
- Entenda em que frequência você viaja ou compra de itens nas lojas parceiras;
- Analise as vantagens com cada programa;
- Pesquise os destinos para onde voam as companhias aéreas parceiras;
- Fale com pessoas que já são usuárias de algum programa de milhas;
- Consulte o preço (em milhas) da passagem que você deseja;
- Avalie o prazo de vencimento das milhas (algumas tem prazo de validade).
Leia mais: