Crédito Nubank: Por que o limite do cartão é baixo e do empréstimo alto? Entenda!

Fintech explica os motivos para a distribuição de valores entre os dois tipos de serviços; saiba como funciona a divisão.



Querido por milhões de brasileiros, o banco digital Nubank é conhecido por oferecer inúmeras facilidades para quem busca pelos serviços de cartão de crédito sem anuidade e empréstimo pessoal com prazo estendido para parcelamento. Com uma carteira de mais de 23 milhões de clientes, dos quais 13 milhões fazem uso do cartão de crédito, há ainda dúvidas em relação à distribuição do limite oferecido pela fintech (financeira digital).

Isso porque, em alguns casos, um usuário consegue limite de R$ 40 mil para utilizar em empréstimo, enquanto possui apenas a faixa de R$ 600 no cartão. Em outras situações, o Nubank chega a disponibilizar apenas o valor inicial de R$ 50 para uso no roxinho (apelidado dado ao cartão pelos usuários), quantia considerada baixa para compras com a ferramenta.

Resposta do Nubank

Como justificativa, o Nubank argumenta que a taxa de juros do cartão de crédito é mais alta quando há atrasos no pagamento da fatura. Em se tratando do empréstimo, o consumidor dispõe de mais tempo para quitar as parcelas e os juros são menores em situações de inadimplência.

Dado esse motivo, o banco informa que busca evitar que o consumidor tenha mais chances de se endividar pelo cartão de crédito. Como os atrasos na ferramenta causam mais despesas ao cliente, a ideia é distribuir o crédito para um serviço que possui menos riscos financeiros.

Lucro

Outro ponto levantado pela instituição diz respeito aos lucros obtidos em cada uma das ferramentas. O Nubank afirma que o cliente gastando no cartão de crédito e pagando a fatura em dia não gera tanto lucro para a empresa como ocorre no caso de uma solicitação de empréstimo pessoal, por exemplo, que possui taxas de juros a cada prestação.

“O Nubank sempre procura diferentes maneiras de devolver às pessoas o poder sobre seu dinheiro. Os produtos de crédito disponíveis atualmente – cartão de crédito e serviço de empréstimo pessoal – têm características diferentes e que são analisadas de maneira independente quando contratados pelos nossos clientes. Cada um dos produtos é melhor indicado para situações e necessidades específicas. Por isso, o Nubank continua ampliando sua oferta de produtos e dando ao cliente o controle para escolher qual o melhor produto para si”, explicou a empresa em comunicado.

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