Suspensa desde o começo da pandemia do novo coronavírus, a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltará em maio, quando mais de 5,3 milhões poderão realizar o procedimento de forma totalmente digital. Aposentados e pensionistas terão a opção de fazer a prova de vida usando apenas um celular, por meio de biometria facial.
O projeto piloto permite que o segurado tire uma selfie no celular para comprovar que continua com vida. Contudo, a opção só está disponível para aqueles que receberam um SMS, um e-mail, ou foram notificados via aplicativo Meu INSS.
Se você recebeu alguma mensagem que acredita ser do INSS, veja abaixo qual o conteúdo oficial enviado por meio de cada canal.
SMS
“Agora você pode fazer a sua prova de vida pelo celular, no aplicativo meugov.br. Para mais informações, ligue 135 ou acesse o Meu INSS, pelo app ou site do INSS”.
“Chegou a hora de fazer a sua prova de vida!”
Caso a mensagem recebida tenha sido diferente, entre em contato pelo telefone 135 ou acesse o aplicativo ou site Meu INSS para conferir. Dessa forma é possível evitar fraudes ou a ação de uma pessoa uma má intencionada.
Mas se a mensagem recebida foi uma dessas, você está apto a fazer a prova de vida pelo celular e comprovar ao INSS que está vivo. O procedimento é exigido para que o benefício de aposentados e pensionistas continue sendo depositado mensalmente.
E quem não recebeu a mensagem?
Não se preocupe se não receber a mensagem. Como está em fase de testes, a biometria facial ainda não está disponível para todos os beneficiários. A base de dados utilizada para selecionar os cidadãos é a do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que significa que aqueles que têm carteira de motorista ou título de eleitor foram os primeiros a serem escolhidos.
Além disso, o pagamento de seu benefício está garantido até maio, quando o recadastramento voltará a ser feito. Sendo assim, não precisa correr a uma agência bancária agora, aguarde o período correto para fazer sua prova de vida.
Leia mais: INSS: Aposentado que não fizer prova de vida tem benefício suspenso depois de março?