scorecardresearch ghost pixel



Exigência da prova de vida vai voltar com biometria facial pelo celular. Veja como fazer

Projeto piloto estará disponível para 5,3 milhões de segurados, antes eram 500 mil para os que não realizaram o exame em 2020.



O Ministério da Economia e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciaram a prorrogação por mais 60 dias da suspensão da necessidade de prova de vida para aposentados e pensionistas. Além disso, o governo também afirmou que a biometria facial para o exame será estendida.

O projeto piloto estará disponível para 5,3 milhões de segurados, antes eram 500 mil para os que não realizaram a prova de vida em 2020. Sobre a prorrogação, o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, destacou que “É uma medida para dar tranquilidade a todos os aposentados e pensionistas.”

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, disse que a prova de vida digital poderá ser feita usando o aplicativo “Meu gov.br“, sem ser necessário ir até uma agência bancária. As informações serão comparadas com as bases de dados biométricos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Prova de vida pelo celular

“A partir de maio, a prova de vida voltará a ser obrigatória. E isso pode ser feito também pelo celular, sem sair de casa”, afirmou Rolim. “Estamos confiantes de que a maior parte da população conseguirá fazer a prova de vida de maneira simples”, destacou.

Já Bianco ainda acrescentou que a tecnologia possibilitará que servidores do INSS possam ser remanejados para outras áreas do órgão. “De forma otimista, a pandemia nos obrigou a tomar com mais rapidez medidas que já tomaríamos”, disse.

Ele ainda completou  que a prova de vida digital traz dinâmica, segurança, praticidade e faz com que o governo possa ser mais objetivo e simples na prestação dos serviços. “A população ganha e o setor público também ganha”, afirmou o secretário especial de Previdência.

Veja também: Não contribui com o INSS? Previdência libera benefício de R$ 1.100. Veja como funciona




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário