scorecardresearch ghost pixel



Novo auxílio emergencial: Programa pode ser liberado até 15 de março

Previsões apontam para o pagamento de mais 4 parcelas, bem como uma redução no valor do benefício em comparação ao ano passado.



A data de retomada dos pagamentos referentes ao auxílio emergencial foi definida. Segundo Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo no Congresso Nacional, todas as condições físicas envolvendo o programa devem estar concluídas por parte da Câmara e Senado até o dia 15 de março.

Ou seja, daqui a 20 dias, as regras relacionadas ao benefício, bem como diversas outras informações sobre a ajuda (valor e quantidade de parcelas), deverão estar encaminhadas para início dos repasses. Confira a seguir o que se sabe até agora sobre as novas rodadas do auxílio emergencial.

Valor e número de parcelas

Desde o anúncio de retorno do auxílio emergencial, o governo federal, em conjunto com a equipe econômica, vem discutindo sobre o valor do programa em 2021. Recentemente, o ministro da pasta, Paulo Guedes, declarou que a expectativa é repassar a quantia mensal de R$ 250.

Outro detalhe que vem sendo debatido trata da possibilidade de mães chefes de família receberem duas cotas, assim como no ano passado. Se isso ocorrer, o benefício pode chegar a R$ 500. Guedes também falou sobre a quantidade de parcelas na renovação do benefício, até o momento previsto para os meses de março, abril, maio e junho (4 rodadas).

Forma de custear a prorrogação

Para que novos pagamentos do auxílio emergencial ocorram é necessário haver uma fonte de renda que custeie as liberações. Atualmente, tramitam no Congresso propostas que propõem o corte de despesas da União por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), denominada de Pacto Federativo.

A ideia é congelar a jornada e o salário de servidores públicos em casos de urgência. Discute-se ainda a retomada de um imposto temporário no formato da CPMF para a arrecadação de recursos financeiros, além da possibilidade de desoneração do salário de empresas, que permite reduzir os encargos cobrados sobre a folha dos colaboradores em substituição de outros tipos de impostos, como por exemplo, o IPI.

Leia ainda: Auxílio emergencial: Haverá novas parcelas do benefício em 2021?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário