O Nubank anunciou nesta quinta-feira, 18, a liberação de um novo tipo de cartão de crédito voltado para pessoas desbancarizadas ou que estão com o nome sujo junto ao SPC e Serasa. A opção vai facilitar o acesso de consumidores que desejam ter um “roxinho”, mas acabam não passando pelas tradicionais análises financeiras feitas pela fintech.
A modalidade vai permitir que os próprios usuários adicionem limite ao cartão de crédito por meio do saldo disponível na conta do Nubank. A partir daí, será possível realizar compras no crédito ou assinar serviços com base no valor aplicado. A função está em fase de testes e foi disponibilizada para alguns clientes.
Além disso, a ferramenta terá as principais funções de um cartão de crédito tradicional, como fazer compras parceladas tanto em estabelecimentos físicos ou online. Clientes que tiveram a opção liberada devem realizar uma transferência de qualquer valor da conta do Nubank para o cartão. O montante adicionado será o limite disponível para compras.
O processo se assemelha ao de cartões pré-pagos. A diferença é que ao usar o limite do cartão em uma compra, o valor depositado fica guardado junto ao Nubank até o momento que o cliente pague a fatura. Sendo assim, o valor depositado no cartão Nubank que não for utilizado pode ser resgatado a qualquer momento pelo consumidor.
De acordo com a cofundadora do banco digital, Cristina Junqueira, a ideia do novo cartão é estabelecer um vínculo com o consumidor que está dando os primeiros passos na modalidade, bem como permitir o acesso ao crédito para os usuários com o nome sujo. “Após algumas faturas e conhecendo mais dos hábitos de crédito deste cliente, conseguiremos oferecer limites de créditos pré-aprovados até que eles conquistem um valor que atenda suas necessidades”, declarou.
Leia ainda: Dinheiro no cartão Nubank rende 100% do CDI como no Banco Inter?