O mercado de cartões está em expansão no Brasil. Somente no fim do ano passado, havia 123 milhões de cartões de crédito e 132 milhões de cartões de débito ativos no país, representando aumento de 18% e de 14%, respectivamente, em relação a 2018.
De acordo com o Banco Central (BC), o percentual de transações não presenciais com cartões, tanto de débito quanto de crédito, continua aumentando todos os anos. Mas, o produto ainda é conhecido por ser uma das linhas de empréstimo mais caras do mercado.
Isso porque quando o cliente paga o valor mínimo da fatura, ele entra no chamado “crédito rotativo”. Ou seja, ele “roda” o valor restante para a fatura seguinte e pode pagar juros caros por isso. De acordo com um mapeamento feito pela entidade de defesa do consumidor Proteste, essas taxas podem chegar a 875% ao ano.
O levantamento mostrou também quais são os melhores cartões disponíveis no mercado, levando em consideração as tarifas de anuidade e os juros do rotativo. Dessa forma, o Banco Inter Gold foi eleito o cartão com as melhores condições.
Pois o cartão é isento de anuidade e cobra os menores juros mapeados pela Proteste. O Custo Efetivo Total do Rotativo (CET), que é o preço total que você paga por um crédito ou financiamento, ou seja, os juros mais os encargos, ficou em 143,55% ao ano contra 747,19% do Banco Pan Básico que tem a taxa mais mais cara.
Qual é o cartão de crédito com os menores juros do mercado?
Veja abaixo lista dos cartões com menores juros para o rotativo de acordo com levantamento do Proteste, todos oferecem anuidade gratuita:
- Banco Inter Gold – 143,55%
- Next Visa Internacional – 210,43%
- C6 Bank Cartão C6 – 268,91%
- Digio – 271,81%
- Nubank – 385,17%
- Banco Original Internacional – 402,47%
- Itaú Credicard Zero – 417,70%
- Banco Pan Zero Anuidade – 747,19%
- Banco Pan Básico – 747,19%
Veja também: Cartão Caixa SIM oferece anuidade grátis e 11 novos benefícios. Confira