scorecardresearch ghost pixel



Saque-aniversário do FGTS em 2021: Veja qual o valor de seu benefício e quando sacar

Entenda como funciona a modalidade de saque-aniversário do FGTS e descubra qual o valor da parcela paga a cada trabalhador.



saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma modalidade que libera anualmente parte do valor disponível nas contas ativas e inativas do trabalhador, sempre no mês de seu aniversário. Em 2021, os mais de 9,8 milhões de brasileiros que optaram por ele terão até três meses para sacar o dinheiro, a contar da data de seu aniversário.

Quem nasceu em janeiro e fevereiro pode pegar seu FGTS até o fim março e abril, respectivamente. Dessa forma, é preciso ficar atento ao calendário para não perder o prazo.

A Caixa Econômica Federal informou que pagará R$ 11,2 bilhões para contribuintes de todo o país neste ano. Confira mais adiante o calendário de saque-aniversário do FGTS.

O valor liberado anualmente é acrescido de uma parcela adicional fixa, que depende do saldo disponível para cada trabalhador. A liberação começa sempre no primeiro dia útil do mês de aniversário do beneficiário e termina no último dia útil do segundo mês subsequente.

Sendo assim, quem faz aniversário em 10 de janeiro pode sacar o valor no período entre 4 de janeiro e 31 de março. O dinheiro não retirado é devolvido às contas do FGTS.

Calendário de saque-aniversário

Mês do aniversário Data de saque
Janeiro De janeiro a 31 de março
Fevereiro De fevereiro a 30 de abril
Março De março a 31 de maio
Abril De abril a 31 de junho
Maio De maio a 30 de julho
Junho De junho a 31 de agosto
Julho De julho a 30 de setembro
Agosto De agosto a 29 de outubro
Setembro De setembro a 30 de novembro
Outubro De outubro a 31 de dezembro
Novembro De novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022
Dezembro De dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022

Fonte: Caixa Econômica Federal

Qual o valor do saque?

Além de parte do saldo disponível nas contas do FGTS, o trabalhador terá direito a uma parcela fixa. Confira abaixo qual o valor dessa parcela para cada faixa de saldo:

Valores adicionais saque-aniversário FGTS

Direito à multa de 40%

Caso seja demitido sem justa causa, o trabalhador que optou pelo saque-aniversário continuará tendo direito à multa de 40%. No entanto, ele não receberá o saque-rescisão, o que significa que não será possível sacar todo o FGTS caso seja dispensado de seu emprego.

O mesmo vale para quem solicitou o saque-aniversário e enfrentou uma das situações abaixo:

  • Rescisão por culpa recíproca ou força maior;
  • Rescisão em comum acordo;
  • Extinção do contrato de trabalho a termo e temporário;
  • Falecimento do empregador individual;
  • Falência da empresa ou nulidade de contrato;
  • Suspensão do trabalho avulso.

A movimentação das contas só será liberada nos casos previstos por lei, tais como compra da moradia própria, doenças graves, aposentadoria e calamidade pública.

Vale destacar que a modalidade é opcional, e quem não escolher o saque-aniversário ficará sob as regras do saque-rescisão, pago em caso de demissão do trabalhador. Também é possível reverter a solicitação, desde que o pedido seja feito no 1º dia do 25º mês do pedido (depois de dois anos).

Como solicitar?

Para optar pelo saque-aniversário e receber ainda este ano, é preciso fazer a solicitação até o último dia do mês de aniversário. O dinheiro será liberado de acordo com o calendário informado anteriormente, e voltará para a conta do FGTS caso o saque não seja feito.

A Caixa atenderá às solicitações feitos pelo app FGTS, site fgts.caixa.gov.br, internet banking ou em uma das agências do banco estatal.

Leia mais: FGTS: Divulgado calendário 2021 do benefício com adicional de até R$ 2.900




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário