scorecardresearch ghost pixel



Antecipação do 13º salário do INSS pode ser decidido nesta quinta, 25

Benefício será destinado para quem recebe aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade.



O 13º salário pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será pago em 2021, como foi anunciado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. A previsão era que o benefício tivesse a primeira parcela paga em fevereiro e a segunda em março, o que não aconteceu.

Porém, a autorização pode ter um desfecho nesta semana, com a votação do Orçamento marcada para esta quinta-feira, 25. A medida está sendo analisada com três meses de atraso, pois deveria ter sido votada em dezembro de 2020.

Ao antecipar o 13º salário, o governo trará um impacto ainda maior que o auxílio emergencial para a Economia. O benefício movimentará cerca de R$ 50 bilhões, contra os R$ 43 bilhões com a nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial.

Mas uma das vantagens é que para antecipar o 13º não será necessário liberar um crédito extraordinário, pois o governo estará apenas antecipando um pagamento que já possui recursos previstos no Orçamento para este ano.

A liberação do benefício será destinada a todos os segurados que recebem aposentadoria; pensão por morte; auxílio-doença; auxílio-acidente; auxílio-reclusão; e salário-maternidade. O valor do benefício é de 50% do salário na primeira parcela e 50% somados às reduções tributárias do Imposto de Renda no segundo pagamento.

Veja também: Atenção, pente-fino do INSS foi modificado em 2021. Veja como funciona




Voltar ao topo

Deixe um comentário