scorecardresearch ghost pixel



Anvisa aprova uso emergencial da vacina Janssen contra Covid-19

A aprovação emergencial foi cedida após análise dos documentos e também condicionada ao atendimento de pontos pendentes apontados pela Anvisa.



Foi aprovado hoje no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o uso emergencial da vacina da Janssen que é necessário aplicação de apenas uma dose por pessoa. De acordo com o governo, os prazos para entrega das doses são para o terceiro trimestre deste ano  – 16,9 milhões de doses, no quarto trimestre  –  21,1 milhões de doses. O contrato da Janssen prevê o valor de US$ 10 por dose, e um pagamento de US $95 milhões na primeira parcela.

A aprovação foi total, quatro diretores e o presidente da Anvisa foram favoráveis ao pedido. O voto decisivo para a vacina ser aprovada foi do diretor da Anvisa, Alex Campos. “Os milhares de mortos anunciados a cada dia no Brasil, quase 2 mortes por minuto, evidenciam um ambiente de pânico é o que apavora a população brasileira. Portanto, cada não e cada sim dessa Agência é sempre um sopro de esperança quando uma vacina é oferecida à população brasileira. Então, considerando que as vacinas são a forma mais eficaz de prevenir doenças”, disse Campos ao colocar seu posicionamento. 

Como age a vacina da Janssen

  • É baseada em um vetor viral recombinante que usa um adenovírus humano para expressar a proteína S do SARS-CoV-2;
  • isto é, ela usa um vírus do resfriado comum que foi desenvolvido para ser inofensivo;
  • imediatamente ela carrega parte do código genético do coronavírus para o corpo, mas de maneira segura;
  • Isso é suficiente para o corpo reconhecer a ameaça e, então, aprender a combater o coronavírus;
  • O mecanismo ‘treina’ o sistema imunológico para lutar contra o coronavírus quando encontra o vírus de verdade. O processo é parecido à abordagem da vacina de Oxford.

Leia Também: Vacinas contra Covid-19 da Pfizer e Moderna reduziram o risco de infecção em 90%, diz estudo




Voltar ao topo

Deixe um comentário