scorecardresearch ghost pixel



Atenção! Revisão da aposentadoria do INSS está autorizada nestas condições

Aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar a revisão do valor de seu benefício em alguns casos. Veja quais são.



A revisão da aposentadoria em caso de erros é um direito dos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para alterar o valor de seu benefício, o segurado pode buscar um advogado previdenciário, que fará os cálculos para identificar se há divergências entre os períodos trabalhados ou entre as remunerações

O beneficiário tem direito de contestar o valor de seu benefício até dez anos após a data de concessão do mesmo. Contudo, caso o INSS deixe de verificar algum documento do processo administrativo ou surja algum documento desconhecido capaz de mudar a situação do segurado, ele pode ultrapassar esse prazo.

Existem diversos tipos de revisão da aposentadoria, sendo os principais delas: Revisão do Teto; Revisão de Fato / Revisão após Ação Trabalhista; Revisão do Buraco Negro; Revisão do Buraco Verde; Revisão da Vida Toda; e Revisão da Melhor Data de Início do Benefício (DIB).

O modelo mais conhecido é a Revisão da Vida Toda, feita com objetivo de incluir todos os períodos em que o cidadão contribuiu para o INSS no cálculo de sua aposentadoria. Desde da Reforma da Previdência em 2019, todas as contribuições antes de 1994 podem ser usadas no cálculo do benefício.

Leia mais: Saiu o calendário! Veja quando fazer a prova de vida do INSS para não perder seu benefício




Voltar ao topo

Deixe um comentário