scorecardresearch ghost pixel



Saiu o calendário! Veja quando fazer a prova de vida do INSS para não perder seu benefício

INSS anuncia novidades sobre a realização da prova de vida para aposentados e pensionistas após suspensão do procedimento. Confira as datas.



Suspensa desde o ano passado por causa da pandemia de Covid-19, a prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi prorrogada novamente no mês passado. De acordo com uma portaria publicada no dia 26 de fevereiro, será mantido o impedimento ao bloqueio ou suspensão de benefícios.

A decisão determina que segurados que não realizam a prova de vida desde março de 2021 não poderão ter seus benefícios suspensos até abril de 2021. No mesmo documento, o INSS divulgou as datas para o retorno do procedimento.

Calendário da prova de vida 2021

O novo calendário para que segurados do INSS comprovem vida começará a vigorar a partir de maio. Confira as datas abaixo:

Quem não fez em

Fará em

março/abril de 2020 maio de 2021
maio/junho de 2020 junho de 2021
julho/agosto de 2020 julho de 2021
setembro/outubro de 2020 agosto de 2021
novembro/dezembro de 2020 setembro de 2021
janeiro/fevereiro de 2021 outubro de 2021
março/abril de 2021 novembro de 2021

Sobre a prova de vida do INSS

O procedimento foi criado em 2012 para que aposentados e pensionistas do INSS comprovem anualmente que estão vivos, evitando fraudes e pagamentos indevidos. A prova de vida ocorre no banco onde o benefício é pago.

Os calendários são definidos pelas instituições financeiras, que geralmente determinam que o comparecimento deve ocorrer no mês de aniversário do beneficiário. Em alguns casos, como o de pessoas que moram no exterior ou têm dificuldade de locomoção, o procedimento pode ser feito por um procurador.

Leia mais: Prova de vida do INSS pode ser feita pelo app do Banco do Brasil. Veja como proceder




Voltar ao topo

Deixe um comentário