scorecardresearch ghost pixel



Auxílio doença: Confira novas regras e saiba como solicitar o benefício na pandemia

A perícia médica é obrigatória para a concessão do benefício, mas no ano passado, o auxílio doença passou a ser liberado sem o procedimento devido à pandemia.



O auxílio doença do INSS é um benefício concedido ao trabalhador em caso de incapacidade temporária. Com o agravamento da pandemia no Brasil, e consequentemente a necessidade de medidas mais rígidas para conter as contaminações, o governo vem buscando soluções que dispensem a necessidade de comparecer a uma agência para realizar a perícia médica.

O procedimento é obrigatório para a concessão do benefício. Contudo, no ano passado, o auxílio doença passou a ser liberado sem perícia médica. Como as agências físicas ficaram fechadas durante meses, e os atendimentos presenciais foram retomados de forma gradual, não foi possível acompanhar a quantidade de pedidos acumulados.

Assim, o INSS criou duas novas modalidades de concessão do auxílio doença, a fim de agilizar as respostas aos pedidos que estavam parados no órgão. São elas a antecipação do benefício sem perícia médica e a realização de perícia online. Mesmo assim, a fila de espera continua superando a capacidade de atendimento do Instituto.

Agora, o órgão analisa a possibilidade de implementar mais uma modalidade: a concessão do auxílio doença sem perícia médica. Esta opção poderá ser aplicada em casos mais simples, no qual a comprovação do direito ao benefício é mais fácil, por meio da apresentação de exames e atestado médico, por exemplo. A nova modalidade será testada ao longo deste ano.

Como solicitar o auxílio doença do INSS?

O auxílio doença é pago a trabalhadores que estão afastados de suas atividades há mais de 15 dias consecutivos ou há mais de 15 dias intercalados, em um prazo de 60 dias, devido à mesma doença em ambos os casos.

A comprovação do estado de saúde pode ser feita com laudos e consultas que atestem o problema, bem como a perícia médica. O pedido pode ser feito por telefone, na Central de Atendimento 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou pela internet, no site ou aplicativo Meu INSS.

Confira a seguir o passo a passo para fazer o agendamento da perícia médica:

  1. Acesse o site ou app Meu INSS;
  2. Selecione a opção “Agendamento/Solicitações”;
  3. Clique em “Novo Requerimento”;
  4. Em seguida, selecione “Benefício por incapacidade”;
  5. Selecione “Auxílio doença com documento médico” e clique em “Avançar”;
  6. Preencha o formulário com suas informações;
  7. Envie os documentos solicitados e clique em “Avançar”;
  8. Faça o agendamento e clique em “Gerar comprovante”;
  9. Compareça à agência do INSS na data marcada para fazer o procedimento.

Leia também: Atrasados do INSS podem render mais de R$ 40 mil a segurados; entenda




Voltar ao topo

Deixe um comentário