scorecardresearch ghost pixel



Como consultar minha situação no Bolsa Família pelo CPF?

Entenda mais sobre o funcionamento do programa Bolsa Família e descubra como consultar a situação do seu benefício pelo CPF.



Se você ou algum conhecido vive no Brasil e está em uma situação de vulnerabilidade social, pode solicitar o benefício do Bolsa Família. O programa foi criado pelo governo para socorrer as famílias em situação pobres ou extremamente pobres por meio da transferência de renda.

Para quem já está inscrito no programa é quer consultar o benefício, basta informar o CPF e o NIS do responsável legal para ter acesso a todas as informações. Vale destacar que para se inscrever no Bolsa Família o cidadão precisa estar cadastrado no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).

Mas se sua família ainda não está na base de dados do CadÚnico, veja como se cadastrar no final desta matéria.

Consultar o Bolsa Família pelo CPF

Antes de mais nada, é importante lembrar que o bloqueio do benefício foi adiado pelo governo federal, ou seja, nenhum beneficiário foi excluído nos últimos meses. Veja abaixo como consultar o Bolsa Família informando o CPF do titular pelo site da Caixa Econômica Federal:

  • Acesse o site da Caixa;
  • Clique em “Consulta benefícios por família”;
  • Digite o CPF e o NIS do responsável legal;
  • Clique em “Consultar”;
  • Selecione o nome completo do responsável;
  • Consulte os valores liberados e os que já foram sacados.

Quem pode se inscrever no Bolsa Família

O programa é destinado a famílias que se encaixem em uma das duas situações abaixo:

  • Renda mensal por pessoa de até R$ 89 mensais;
  • Renda mensal de até R$ 178 por pessoa, desde que a família tenha crianças ou adolescentes de até 17 anos.

Famílias que têm grávidas em sua composição também podem solicitar o Benefício Variável Vinculado à Gestante, desde que o valor não ultrapasse o limite do programa.

Como se cadastrar no Bolsa Família

O processo de inscrição no Bolsa Família exige, antes de mais nada, a inclusão dos dados dos beneficiários no Cadastro Único. Para isso, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e faça seu cadastro.

A inscrição no CadÚnico só pode ser feita por um membro da família com mais de 16 anos, preferencialmente mulher. Ao chegar ao local, basta entregar os documentos de todos os membros da família e aguardar a aprovação do governo federal. É importante dizer que famílias quilombolas precisam apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

Para mais informações sobre o programa, entre em contato pelo telefone 0800 726 0207.

Leia mais: Novo Bolsa Família turbinado: Conheça mudanças liberadas após as quatro parcelas do auxílio emergencial




Voltar ao topo

Deixe um comentário