A PagTesouro, plataforma do Tesouro Nacional, acaba de lançar uma funcionalidade que permite que contribuintes paguem taxas federais, contribuições e serviços públicos com cartão de crédito. A modalidade de pagamento está disponível a partir desta segunda-feira, 15.
Segundo o Tesouro, o objetivo é atender a um público que não possui produtos digitais adequados a esse tipo de pagamento, como turistas estrangeiros. Agora, uma pessoa de outro país que visita o Brasil pode pagar taxas com seu cartão de crédito enquanto ainda está aqui.
Pix
Os pagamentos à Conta Única do Tesouro podem ser feitos com Pix desde novembro do ano passado. Com a utilização do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, se torna desnecessária a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU).
Dentro da plataforma PagTesouro, outros órgãos também permitem o pagamento de serviços via Pix. Veja alguns exemplos:
- Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi);
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
- Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA);
- Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF);
- Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); e
- Comando do Exército.
A novidade estava em fase de testes desde setembro de 2019. Segundo o Tesouro, o serviço é conveniente, rápido e vantajoso, já que o valor é compensado instantaneamente, possibilitando que a entidade pública faça a verificação da transação em segundos.
Leia mais: MEI que tem carteira assinada pode receber o PIS?