scorecardresearch ghost pixel



Alerta de golpe no Pix: Nubank denuncia “Transferência em dobro”

Nubank alerta sobre esquema criminoso que promete "transferência em dobro" via Pix, mas dinheiro cai na conta dos golpistas.



O Nubank alertou recentemente sobre um novo golpe no Pix, sistema de pagamentos eletrônicos do Banco Central. A fintech afirma que mensagens e vídeos sobre um suposto defeito (bug) no Pix estão sendo espalhados por ciminosos especializados em golpes digitais.

As mensagens e vídeos dizem que os clientes poderiam receber dinheiro em dobro na sua conta apenas realizando transferências eletrônicas com chave aleatória. Segundo os golpistas, isso seria um bug (defeito no software) no Pix.

Mas a Nubank adverte que, na verdade, esse é um esquema para fazer com que os usuários do sistema enviem dinheiro direito para os criminosos.

“Na mensagem, os criminosos explicam que, para o bug funcionar, é preciso enviar dinheiro para determinadas chaves específicas – e, em seguida, eles compartilham supostos números que funcionam”, explicou o banco digital.

Contudo, o que acontece na realidade é que as chaves pertencem aos próprios golpistas. “Quem transfere o dinheiro para as chaves para ‘testar’ se o bug funciona está, na verdade, mandando dinheiro para os golpistas”, afirmou a Nubank.

“Em resumo: não existe o tal bug do Pix ou das chaves aleatórias. Os criminosos usam a chamada ‘engenharia social’, o fato de que a mensagem é chamativa e altamente compartilhável, para enganar as pessoas e receber transferências”, completou.

A empresa acredita que os vídeos utilizam truques para exibir uma suposta “transferência em dobro”, quando na verdade são feitas duas transferências. Dessa forma, tentam convencer os desaviados a enviar dinheiro e eles.

Leia mais: Liberado! Empresas poderão recolher FGTS com Pix a partir de janeiro




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário