scorecardresearch ghost pixel



Alerta de golpe: Criminosos usam nomes da Caixa e Nubank em falso Pix

Golpistas utilizam o meio de pagamentos Pix para tentar captar dados de usuários por meio de uma falsa transferência bancária. Saiba mais sobre o esquema.



O Pix é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central em 2020 visando facilitar a vida dos brasileiros e reduzir os custos de uma transferência bancária. Apesar de representar uma grande economia e modernidade, o nome da ferramenta já está sendo utilizado para aplicar golpes.

Fingindo uma transferência com Pix, golpistas roubam dados pessoais e bancários dos usuários, e chegam até mesmo a conseguir receber algum dinheiro. Tudo isso utilizando o nome de grandes bancos para dar mais credibilidade ao esquema.

Como ocorre o golpe?

Esse tipo de golpe é conhecido como tentativa de phishing, mas nesse caso utilizando o Pix, que vem ganhando cada vez mais usuários no país.

Ocorre da seguinte maneira: um falso comprovante de envio de Pix para um correntista da Caixa Econômica Federal é enviado via mensagem eletrônica. Para tornar o documento o mais próximo possível de um original, os criminosos copiam a logo do banco, criando uma espécie de isca para suas vítimas.

Nesse e-mail, o golpista utiliza um nome genérico de remetente correntista do Nubank, mais um elemento que é aplicado para dar um ar idôneo ao comprovante. Com isso, ele tenta convencer o usuário de fornecer suas informações como se fosse uma instituição financeira.

Como se proteger do golpe?

O que você precisa ter em mente é que instituições financeiras sob nenhuma hipótese enviam e-mail, mensagens de WhatsApp ou SMS para informar seu cliente sobre algum assunto desse tipo. Até mesmo no caso de transferências, o próprio usuário deve solicitar o comprovante no aplicativo ou meio em que realizou a operação, devendo ele mesmo salvar o documento se assim preferir.

Além disso, é importante verificar todo e qualquer link enviado eletronicamente por uma fonte incomum. Dessa forma, não clique nesse tipo de link e muito menos forneça dados ou instale softwares que sejam solicitados ou abertos através dele.

Também vale lembrar que você deve proteger seus dados, desde o login e senha de aplicativos até seus documentos pessoais como CPF e RG. Por isso, não passe essas informações para terceiros e informe a polícia em caso de perda ou roubo.

Mas se ainda assim você for vítima de algum golpe desse tipo, faça um boletim de ocorrência o mais rápido possível e informe a seu banco o ocorrido. A instituição pode levar até 5 dias para revisar os documentos.

Leia mais: Teve CPF e dados vazados? Saiba o que fazer para se proteger de golpes




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário