O saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) chegou ao fim em dezembro do ano passado, mas muitos brasileiros ainda podem solicitar seu dinheiro que ficou retido. Esse processo pode ser feito de forma totalmente digital, usando apenas um celular.
A possibilidade de fazer o saque digital do FGTS é ótima em tempos de pandemia, já que ela exclui a necessidade de o segurado ter que comparecer a um posto físico para acessar seu benefício.
Para retirar o valor concedido por meio de uma das modalidades de saque, é necessário baixar o aplicativo do FGTS, disponível para aparelhos que usam Android e IOS. Depois se cadastrar uma senha com 6 dígitos, é possível consultar extratos, valores disponíveis e transferir o benefício para uma conta bancária.
Se o trabalhador ainda tiver algum saldo, pode informar uma conta de sua preferência qualquer instituição bancária e solicitar o saque. O valor será depositado em até cinco dias úteis após a confirmação da operação.
Quem pode fazer o saque digital
Veja abaixo em quais situações os trabalhadores podem solicitar o saque do seu FGTS:
- Aposentadoria;
- Idade igual ou superior a 70 anos;
- Compra de casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional;
- Demissão pelo empregador sem justa causa;
- Fim do contrato por prazo determinado;
- Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
- Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
- Necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador;
- Morte do trabalhador;
- Portador de HIV – SIDA/AIDS (trabalhador ou dependente);
- Neoplasia maligna (trabalhador ou dependente);
- Estágio terminal em decorrência de doenças grave (trabalhador ou dependente); e
- Permanência do trabalhador titular da conta vinculada por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, com afastamento a partir de 14/07/1990.
Como aderir ao saque-aniversário
A modalidade saque-aniversário foi adotada em 2021 como forma de permitir que o trabalhador retire parte do saldo de suas contas do FGTS no mês de seu aniversário. Ao optar por ela, ele não pode mais receber o benefício se for demitido sem justa causa.
A adesão ao saque-aniversário do FGTS pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, internet banking ou pelo site fgts.caixa.gov.br.
Leia mais: Confira o calendário da nova rodada de saques do FGTS em 2021