scorecardresearch ghost pixel



Desemprego bate recorde em 20 estados brasileiros; Média nacional chega a 13,5%

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela números recordes de desemprego em todo o Brasil.



A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pdad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada na última quarta-feira, 10, revelou que o desemprego no Brasil bateu recordes em 2020. A taxa média foi a mais alta da série histórica em 20 estados, enquanto a taxa nacional ficou em 13,5%, seu pior número desde 2012.

O índice de ocupação registado no ano passado foi de 49,4%. A Bahia liderou como estado com a maior taxa de desocupação: 19,4%. Em seguida vieram Alagoas (18,6%), Sergipe (18,4%), Rio de Janeiro (17,4%) e Roraima (16,4%).

Na mesma pesquisa, foi registrada uma queda no número de trabalhadores informais, indo de 41,1% da população em 2019 para 38,7% em 2020. “A queda da informalidade não está relacionada a mais trabalhadores formais no mercado. Está associada ao fato de trabalhadores informais terem perdido sua ocupação ao longo do ano”, avalia a analista da pesquisa, Adriana Beringuy.

Leia mais: Saiba como baixar o informe de rendimentos do auxílio emergencial para declarar o Imposto de Renda




Voltar ao topo

Deixe um comentário