A Enel, empresa que distribui energia elétrica para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará, deu início a implementação das medidas anunciadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira, 26, por causa da pandemia de covid-19.
Entre as ações temporárias anunciadas pela Aneel está a suspensão, até 30 de junho, do corte no fornecimento de energia elétrica por inadimplência, ou seja falta de pagamento. Mas a medida é voltada apenas para as pessoas de baixa renda, esses são clientes cadastrados na Tarifa Social Baixa Renda.
Além disso, também não podem ter a energia cortada, os consumidores eletrodependentes, aqueles que precisam de algum equipamento ligado para manterem suas vidas. Também está vedado o corte do fornecimento de energia feito aos serviços de atendimento médicos e hospitalares e de infraestrutura relacionada à vacinação e armazenamento de vacinas.
De acordo com a Enel, o benefício da Tarifa Social Baixa Renda será mantido somente para os clientes cadastrados e que de fato atendam aos critérios previstos na legislação e na regulação da Aneel para obtenção do benefício.
Como entrar em contato com a Enel?
Os clientes podem entrar em contato com a companhia ligando nas Centrais de Atendimento de cada Estado:
- São Paulo – 0800 72 72 120
- Rio de Janeiro- 0800 28 00 120
- Ceará – 0800 28 50 196
- Goiás – 0800 62 01 96
Os clientes também podem baixar, gratuitamente, os aplicativos para Android e IOS da Enel para acessar serviços como cadastro de conta em débito automático, fatura por e-mail, segunda via da conta, consulta de débitos e informe de falta de energia. Os canais digitais da companhia funcionam 24 horas por dia.
Descontos para faturas em atraso
Importante destacar que para facilitar o pagamento das faturas de energia, a Enel oferece opções de parcelamentos de contas em atraso nas distribuidoras dos quatro estados. Em São Paulo, por exemplo, os clientes podem parcelar em até 10 vezes na própria fatura ou no cartão de crédito.
No estado, a negociação está aberta pelos canais digitais de atendimento: Portal de Negociação, Aplicativo Enel São Paulo ou pela Central de Atendimento 0800 72 72 120.
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