O governo federal pode anunciar em breve mais uma leva de pagamentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela modalidade emergencial. Nas últimas semanas, representantes da equipe econômica vêm trabalhando para a autorização de novas rodadas de saques.
Se aceita, a proposta deve liberar retiradas de até R$ 1.100 do Fundo. A medida se junta à outras ações de recuperação econômica em meio à pandemia, como o auxílio emergencial e possivelmente o Benefício de Manutenção dos Empregos e Renda (BEm).
Conforme divulgado por fontes internas, a equipe econômica estima que a partir de junho deste ano os trabalhadores com saldo no FGTS possam recorrer à quantia extra. O aumento de capital em circulação deve garantir, inclusive uma melhoria e evolução do PIB Nacional.
Porém, é importante frisar que a proposta só será analisada e implementada após os desdobramentos relacionados ao auxílio emergencial. A previsão aponta para um diálogo entre os gestores públicos e a Caixa entre os meses de maio e junho.
Valores e critérios de participação
Caso sejam mantidas as regras de repasse do benefício de 2020, o trabalhador poderá retirar a média de até um salário mínimo de sua conta vinculada, atualmente em R$ 1.100. Isso porque a quantia varia de acordo com o que o beneficiário tem registrado na conta.
Diferentemente dos demais programas sociais, o FGTS emergencial não exige renda mínima ou condição social específica para os saques. Basta o cidadão possuir saldo disponível em conta para ter acesso aos resgates.
Ademais, a ordem dos pagamentos deverá ser a mesma, com base nas datas de aniversário do cidadão. A proposta indica que o trabalhador receba a mensalidade para uso via aplicativo Caixa Tem e, somente semanas depois, tenha a autorização de saque.
Assim como no ano passado, os resgates podem ser realizados em qualquer caixa eletrônico vinculado à Caixa Econômica Federal ou por meio de transferência bancária para uma conta de igual titularidade. Para mais novidades sobre o FGTS emergencial, acompanhe a página sobre o tema no Edital Concursos Brasil.
Leia ainda: Entenda por que os subsídios do FGTS usados no Casa Verde e Amarela estão em risco