scorecardresearch ghost pixel



Adicional de R$ 50 a R$ 2.900 do FGTS está liberado em março

Trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já podem sacar o benefício com adicional.



O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já começou a ser liberado para trabalhadores nascidos em março. De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 9,7 milhões de beneficiários terão direito a sacar algum valor por meio dessa modalidade.

Os cidadãos optantes pelo saque-aniversário podem sacar o dinheiro entre o primeiro dia útil do mês de seu aniversário e o último dia útil do segundo mês subsequente. Ou seja, se você nasceu em 15 de janeiro, poderá sacar entre 4 de janeiro e 31 de março.

Veja abaixo o calendário de liberação dos saques:

Se o dinheiro não for retirado até a data limite, será devolvido para as contas de origem do FGTS. Além de observar o prazo, o trabalhador também deve ficar atento ao horário de funcionamento das agências da Caixa.

O valor do saque corresponde a um percentual do saldo das contas do FGTS do cidadão, calculado com base na tabela de alíquota, podendo ser acrescido de adicional.

Como optar pelo saque-aniversário?

O trabalhador que deseja optar por essa modalidade precisa apenas informar à Caixa Econômica Federal até o último dia útil do mês de seu nascimento. Basta se dirigir a uma das agências do banco portando documentos pessoais e carteira de trabalho e informar seu desejo.

Também é possível fazer a adesão pela internet, no aplicativo Caixa (opção “FGTS e INSS”) ou pelo Internet Banking.

Vale destacar que desempregados que possuem dinheiro em contas inativas também podem aderir ao saque-aniversário. Contudo, após esgotado o saldo existente nessas contas, ele não poderá mais sacar até que novos depósitos sejam feitos.

A adesão ao saque-aniversário pode ser parcial?

Não. Quando o cidadão adere a essa modalidade todas as suas contas ativas e inativas do fundo são incluídas nela. Sendo assim, não é possível escolher quais farão ou não parte.

Além disso, é importante dizer que o acesso aos valores do fundo fica bloqueado pelo prazo de dois anos em caso de demissão sem justa causa.

Leia mais: Saiba quais descontos podem ser feitos na remuneração do trabalhador




Voltar ao topo

Deixe um comentário