scorecardresearch ghost pixel



Restituição do IRPF: Receita autoriza pagamento pelo Nubank, PicPay, Banco Inter e outros

Clientes do Nubank, Banco Inter, PagSeguro e PicPay e outras fintechs poderão receber a restituição do IR em suas contas digitais.



O Imposto de Renda (IR) 2021 está com uma novidade para quem é cliente das fintechs financeiras que vêm conquistando o mercado nos últimos anos. A Receita Federal agora permite que a restituição do imposto seja feita por meio de uma conta de pagamento digital, e não mais apenas via contas correntes e poupanças de bancos mais tradicionais.

A partir de agora, o contribuinte poderá escolher uma conta digital para receber a devolução do imposto pago, o que não podia ser feito até o ano passado. Para isso, basta clicar em “Resumo da declaração”, no canto esquerdo da tela, e depois escolher a opção “Cálculo do Imposto”.

Depois de consultar o saldo a ser restituído, o declarante deve clicar em “Informações Bancárias” e preencher os dados com as informações de sua conta digital. Pronto, o processo é rápido e semelhante ao realizado quando somente instituições tradicionais podiam ser escolhidas.

Bancos digitais

Somente no último ano, as novas empresas focadas em tecnologia e mercado financeiro cresceram 34%, segundo dados do Distrito Fintech Report 2020. A novidade do IR para este ano visa acompanhar essa transformação no mercado.

Nubank, PagSeguros e PicPay são exemplos de empresas que têm se destacado e conquistado cada vez mais clientes no Brasil. Entre os atrativos estão os serviços 100% online, isenção de anuidade, ausência de taxas de manutenção e acesso facilitado ao cartão de crédito.

Restituição do IR

Após a declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes têm direito à restituição de um certo valor. Isso ocorre quando o recolhimento é maior do que o devido, então a Receita devolve esse montante extra pago pelo cidadão.

A devolução desses valores neste ano ocorrerá entre meses de maio e setembro, em cinco lotes. Veja abaixo o calendário de restituição do IR:

1º lote 31/05/2021
2º lote 30/06/2021
3º lote 30/07/2021
4º lote 31/08/2021
5º lote 30/09/2021

Leia mais: Banco do Brasil antecipa até R$ 20 mil da restituição do Imposto de Renda. Veja como conseguir




Voltar ao topo

Deixe um comentário