scorecardresearch ghost pixel



Saiba quanto governo vai descontar da sua renda no IR 2021. Veja tabela

Tabela permite aos contribuintes fazerem o ajuste de contas, sabendo também se terá ou não direito à restituição do imposto retido na fonte.



O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) começa nesta segunda-feira, 1º, agora é o momento de enviar documentos referentes a rendimentos e despesas efetuadas no ano anterior e consultar se há imposto a pagar ou a restituir. Para saber quanto será cobrado do seus rendimentos e quando deverá ser restituído a Receita Federal já liberou a tabela do IR 2021.

Ela é um dos principais instrumentos para auxiliar os contribuintes na hora de enviar as informações fiscais e serve de parâmetro para os contribuintes que vão declarar os rendimentos auferidos em 2020. A Declaração de Ajuste Anual permite aos contribuintes fazerem o ajuste de contas, sabendo também se terá ou não direito à restituição do Imposto de Renda Retido na Fonte, ou seja, sobre salários ou outros rendimentos durante o ano que passou.

A tabela também é fundamental para profissionais responsáveis pela gestão de pagamentos das empresas. Como esses dados são utilizados para o desconto na fonte, é necessário consultar a alíquota certa. Ela funciona de uma forma progressiva.

Dessa forma, quanto maior for o seu rendimento, maior será a alíquota e o desconto. Levando em consideração que a maior fonte de rendimentos dos brasileiros é o salário, a tabela está organizada com base nas faixas salariais. Confira abaixo:

Tabela do IR – Rendimento Mensal

Essa é a tabela do IR que serve como consulta para o contribuinte, a cobrança começou a valer a partir do mês de abril do ano-calendário de 2015. Assim, por meio desses dados, é possível analisar se está sendo taxado corretamente em casos que o imposto é cobrado direto na fonte.

Tabela do IR – Rendimento Anual

Já essa tabela impacta diretamente na sua declaração, pois a declaração é anual, mas a apuração do tributo é feita de forma mensal. Dessa forma, podem existir situações que aconteceram o recolhimento mensal do imposto, porém anualmente o contribuinte poderia estar isento.

Veja também: Imposto de Renda 2021 está chegando! Saiba quando começa a declaração e quais os documentos necessários




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário