scorecardresearch ghost pixel



Bolsa Família: Mais de 2 milhões de beneficiários passam a receber em conta digital

A ideia é fortalecer a bancarização e digitalizar os pagamentos do programa, que passarão a ser realizados pelo Caixa Tem.



Desde o final do ano passado, mais de 9 milhões de beneficiários do Bolsa Família que não possuem conta em nenhuma instituição financeira estão sendo cadastrados na poupança social digital da Caixa Econômica Federal. A ideia é fortalecer a bancarização e digitalizar os pagamentos do programa, que passarão a ser realizados pelo Caixa Tem.

“A Poupança Social Digital é uma iniciativa importante do Ministério da Cidadania, que promoverá a maior inclusão bancária da história do Bolsa Família”, disse Fabiana Rodopoulos, da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, órgão vinculado ao Ministério da Cidadania.

O processo de cadastramento dos beneficiários vem sendo realizado gradativamente. Na primeira etapa, realizada em dezembro de 2020, foram abertas as poupanças digitais de quem possui NIS finais 9 e 0, totalizando 1,5 milhão de novas contas. Já em 2021, mais 2,2 milhões de famílias passaram a receber os pagamentos por meio digital. Em breve, todos os inscritos devem ter uma conta digital aberta em seu nome.

As poupanças digitais sociais são abertas automaticamente pela Caixa, sem a necessidade dos beneficiários fazerem algum cadastro ou comparecer às agências do banco para apresentar documentos.

Segundo Rodapoulos, ao tornar os pagamentos digitais, as famílias terão mais possibilidades para utilizar o benefício. “Com a conta aberta, você não precisa sacar totalmente o dinheiro. Pode sacar de forma escalonada, utilizar o cartão para contas de débito e para pagamentos. É mais um benefício colocado para as famílias do programa”, destaca.

Vale destacar que, mesmo com a possibilidade de movimentar os valores pelo Caixa Tem, os beneficiários poderão continuar fazendo saques em espécie utilizando o Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

Como movimentar as parcelas do Bolsa Família no Caixa Tem?

Para movimentar a conta poupança social digital por meio do Caixa Tem, o beneficiário deve se cadastrar no aplicativo e criar uma senha de acesso, que pode ser a mesma do cartão social.

Após o depósito do pagamento, o usuário poderá pagar suas contas de consumo (água, energia, telefone, gás) e boletos em geral direto pelo aplicativo, ou ainda selecionar a opção “Pagar na Lotérica” para fazer esses pagamentos sem cartão. Outra possibilidade é fazer compras em mais de 9 milhões de estabelecimentos e pagar na maquininha com o cartão de débito virtual ou QR Code gerado no aplicativo.

Leia também: Auxílio emergencial: Atualização cadastral no Caixa Tem está suspensa




Voltar ao topo

Deixe um comentário