scorecardresearch ghost pixel



Clientes já podem gerenciar limite de transações via Pix por aplicativo

Na prática, os limites para TED e cartão de débito de cada instituição definem os limites para transações via Pix. Entenda.



Neste mês, passaram a valer as novas regras para transações realizadas via Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. Uma dessas mudanças é que agora, cada cliente poderá personalizar os limites de valores para transferências e pagamentos pelo Pix. Até então, era possível gerenciar apenas os limites para TED e cartão de débito.

Antes disso, no mês de março, passou a vigorar uma regra na qual o limite para transferências via Pix deve ser igual ao teto de cada instituição financeira para TED. Já no caso de operações realizadas das 20h às 6h, o valor limite do Pix corresponde ao teto das transações com o cartão de débito do banco.

Desta forma, na prática, os limites para TED e cartão de débito definem os limites para transações via Pix. Vale destacar que esses valores variam de uma instituição para outra, de acordo com seus próprios critérios.

Controle de limite do Pix pelo aplicativo

Conforme a nova regra, o cliente poderá controlar o valor limite para operações via Pix direto pelo aplicativo do banco ou instituição financeira onde possui conta. Caso esse valor seja inferior ao limite estabelecido para TED, a instituição deverá autorizar a redução imediatamente.

Contudo, caso o valor escolhido seja superior ao teto estabelecido pelo banco para transferências TED, o pedido estará sujeito a análise. Caso a solicitação seja feita entre 6h e 20h, a instituição deverá dar a resposta em até uma hora. Já para requerimentos fora desse horário, o cliente deve receber um retorno até as 7h do próximo dia útil.

Até o momento, instituições como o Nubank e o Bradesco já disponibilizaram a opção de alteração de limite do Pix a seus clientes. Por outro lado, até a última quinta-feira, 1º, grandes bancos como o Santander e a Caixa Econômica Federal ainda não ofereciam o ajuste de limite pelo aplicativo.

Integração do Pix à lista de contatos

Outra novidade que já está em vigor é a integração da lista de contatos do celular ao aplicativo da instituição na qual o correntista registrou suas chaves Pix. Desta forma, será mais fácil localizar a pessoa que irá receber uma transferência ou pagamento via Pix, caso a chave registrada por ela seja seu número de telefone ou e-mail.

Além disso, é possível alterar o nome cadastrado na chave Pix. Neste caso, pessoas físicas que mudaram de nome após o casamento ou que desejam adotar o nome social, e empresas que trocaram de nome fantasia, poderão fazer a alteração a qualquer momento.

Leia também: Conheça 3 novas funcionalidades do PIX para facilitar o dia a dia




Voltar ao topo

Deixe um comentário