scorecardresearch ghost pixel



INSS libera novas regras e prazos para prova de vida 2021. Confira quais são

Procedimento terá início em maio e vai até novembro de 2021, de acordo com o mês que o segurado deveria ter feito a prova de vida.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não irá fazer o bloqueio de pagamentos de aposentadorias e pensões por causa da falta da prova de vida que foi prorrogada em novo calendário. Agora o procedimento terá início em maio e vai até novembro de 2021, de acordo com o mês que o segurado deveria ter feito a prova (veja calendário ao final da página).

Para fazer a prova de vida do INSS é necessário ir até o banco em que o segurado recebe o benefício e apresentar um documento de identificação com foto. Algumas agências permitem que o beneficiário faça biometria nos caixas e terminais de autoatendimento. Tenha em mãos o seu documento de identificação, RG, carteira de trabalho ou de motorista.

Biometria facial

A prova de vida digital é uma novidade anunciada pelo governo que permite que o exame seja feito pelo aplicativo MeuGov.br. O sistema concentra vários serviços em um login único. A ferramenta pode ser baixada em celulares com sistema operacional Android ou iOS. O resultado da validação facial pode ser consultado via aplicativo Meu INSS.

Nesta primeira etapa da prova de vida digital, o INSS ainda está notificando via SMS e e-mail. , os aposentados e pensionistas elegíveis.

Pessoas com dificuldade de locomoção

Caso o segurado tenha alguma dificuldade de locomoção, é possível fazer a prova de vida cadastrando uma pessoa como sua procuradora. Basta fazer a solicitação no app Meu INSS acessando a opção “Agendamentos/Requerimentos”. Depois clique em “Novo Requerimento” e digite no campo de pesquisa a palavra “procuração”. Envie os documentos solicitados.

Calendário da prova de vida do INSS 2021

Mês que deveria ter feito a prova de vida Nova data para fazer
Março e abril de 2020 Maio 2021
Maio e junho de 2020 Junho 2021
Julho e agosto 2020 Julho 2021
Setembro e outubro 2020 Agosto 2021
Novembro e dezembro 2020 Setembro 2021
Janeiro e fevereiro 2021 Outubro 2021
Março e abril de 2021 Novembro 2021

Veja também: 13° salário dos aposentados INSS será depositado este mês. Veja todas as datas de liberação




Voltar ao topo

Deixe um comentário