scorecardresearch ghost pixel



IR 2021: Como fica o calendário de restituições com novo prazo para entregar declaração?

Quanto antes o contribuinte fizer a declaração, mais cedo ele recebe sua restituição, sendo que alguns grupos tem prioridade no primeiro lote.



Inicialmente previsto até 30 de abril, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) 2021 foi adiado para 31 de maio. Com a mudança, muitos contribuintes ficaram em dúvida quanto ao calendário de restituições divulgado pela Receita Federal em fevereiro.

Contudo, o órgão afirmou que as datas previstas permanecem as mesmas, apesar da prorrogação do prazo para declarar o IR. Ao todo, serão cinco lotes da restituição, pagos entre os meses de maio e setembro. Confira as datas a seguir:

  • 1º lote – 31 de maio de 2021
  • 2º lote – 30 de junho de 2021
  • 3º lote – 30 de julho de 2021
  • 4º lote – 31 de agosto de 2021
  • 5º lote – 30 de setembro de 2021

Em 2020, os pagamentos foram iniciados antes do fim do prazo de entrega da declaração. A medida foi uma exceção, uma vez que também houve a prorrogação do período para entrega devido à pandemia. Normalmente, tem direito à restituição os contribuintes que tiveram o imposto retido direto na fonte, tendo contribuído mais do que deveriam durante o ano. A restituição, portanto, consiste na devolução desse valor “extra”.

Leia também: IR 2021: Como fazer a declaração de pessoa que morreu de Covid-19?

Quando vou receber a restituição?

Não é possível saber exatamente em qual lote o contribuinte receberá a restituição. Isso porque o pagamento depende de quando a declaração será entregue. Ou seja, quanto antes o contribuinte fizer a declaração, mais cedo ele recebe sua restituição. Ademais, alguns grupos tem prioridade no primeiro lote da restituição, tais como idosos, pessoas com deficiência e portadores de doenças ou condições graves.

Como consultar?

O contribuinte pode verificar se tem direito à restituição no site da Receita Federal. Contudo, a consulta só pode ser feita após a entrega da declaração, e uma semana antes do início dos pagamentos de cada lote.

Fonte: Capitalist




Voltar ao topo

Deixe um comentário