scorecardresearch ghost pixel



IR 2021: Saiba quando e quanto você vai receber de restituição

Repasses do primeiro lote pela Receita Federal tem início no 31 de maio para contribuintes que declararam primeiro ou fazem parte da lista de prioridades.



O prazo para o contribuinte enviar a declaração do Imposto de Renda (IR 2021) vai até o dia 31 de maio. Já no momento de preenchimento do documento, é possível saber quem tem direito ou não à restituição. Na primeira situação, basta aparecer a mensagem “imposto a restituir” ao final do processo.

Caso isso aconteça, a Receita federal retorna o dinheiro para a conta bancária indicada durante a declaração. Em 2021, o calendário de restituições do IR 2021 terá início no final de maio. O objetivo é repassar o primeiro lote já no dia 31 deste mesmo mês, enquanto o último no dia 30 de setembro.

De acordo com as regras, o saldo da restituição passar por atualização da taxa Selic acumulada a partir do mês posterior ao prazo final de entrega da declaração até o mês antes do pagamento, acrescido de 1% no mês de depósito. Hoje em dia, a chamada “taxa básica de juros” está em 2,75% ao ano, com expectativa de fechamento em 2021 na faixa de 5,25% ao ano.

Calendário de restituições IR 2021

  • 1º lote: a partir de 31 de maio;
  • 2º lote: a partir de 30 de junho;
  • 3º lote: a partir de 30 de julho;
  • 4º lote: a partir de 31 de agosto;
  • 5º lote: a partir de 30 de setembro.

É importante destacar que terão prioridade nos repasses pessoas idosas, com deficiência, professores e portadores de doenças graves.

Quanto vou receber de restituição do IR 2021?

Para entender qual será o valor da restituição (caso houver), é necessário saber que o imposto de renda é calculado com base na soma de todos os rendimentos tributáveis mais faixa de renda do cidadão contribuinte. Já a restituição se refere à devolução do montante pago a mais ou que fica retido na fonte ante da declaração de ajuste anual.

Outro ponto que precisa ser mencionado tem a ver com os valores do imposto devido e da eventual restituição. Isso porque ambos dependerão não só do total de rendimentos e das eventuais alíquotas, como ainda do número de dependentes, total de despesas passíveis de dedução e quantidade de fontes pagadoras.

Visto que a tabela em vigor não passa por uma correção desde 2015, a quantia mensal retida pela Receita tem seu cálculo baseado em alíquotas de 7,5%, 15%, 22,5% ou 27,5% em cima dos rendimentos, descontada a parcela dedutível (desconto fixo) em relação à cada faixa de ganho.

Veja a seguir um exemplo de cálculo do IR realizado pela empresa de consultoria BDO, com base na faixa salarial de R$ 4 mil:

IR 2021 Simulação
Fonte: G1

Importante: Casos de contribuintes com mais de uma fonte pagadora, a declaração de ajuste anual pode derivar em mais imposto ao invés de saldo a ser restituído. O que acontece é que, ao somar todos os ganhos anuais, o cidadão pode se encaixar em uma faixa de tributação acima daquela aplicada nos descontos mensais de cada uma das fontes de renda.

Leia ainda: Imposto de Renda 2021: Confira dicas que podem aumentar o valor da restituição




Voltar ao topo

Deixe um comentário