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Novidade! Aplicativo do Google digitaliza documentos e organiza tudo automaticamente

A ferramenta permite digitalizar contas, recibos e documentos em PDFs ou importá-los do rolo da câmera.



Novo aplicativo do Google, o Stack PDF Scanner + Document Organizer, programa que permite digitalizar contas, recibos e documentos em PDFs ou importá-los do rolo da câmera. E recortar o material fotografado, e ainda girar a imagem e fazer correções de brilho ou ajustes nas cores. 

O software possui suporte a OCR, tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem escaneado, escritos a mão, datilografados ou impressos e consegue nomear e organizar tudo automaticamente em categorias, conforme o tipo.

O interessante do OCR é que ele facilita a busca. Por exemplo, você consegue ‘ler’ o assunto dos documentos, o que facilita a exibição de detalhes como valor total, data da transação, vencimento e similares. Também é possível copiar esses dados com os botões disponíveis, sem precisar abrir o PDF. 

Os documentos surgem na tela principal e podem ser categorizados como veículos, banco, documentos pessoais, recibos, casa, despesas médicas ou em uma seção especial para favoritos. Se for algo relacionado a alguma marca ou empresa conhecida, o app pode colocar uma tag para identificar de onde veio aquele documento, como Starbucks, Amazon, Walmart e outras.

Para preservar os dados mais seguros, além da habitual criptografia, o Google permite o uso de impressão digital ou reconhecimento facial. Dá para aumentar também a criação de cópias de segurança no Google Drive, que também possui uma funcionalidade de scanner, contudo mais simples do que as opções oferecidas pelo Stack. O aplicativo está oficialmente listado como disponível para Android, mas ainda não está liberado no Brasil.

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