scorecardresearch ghost pixel



Amazon vai monitorar entregadores de encomendas utilizando câmeras com IA

O equipamento grava e ainda consegue verificar se há algo errado durante o percurso e também pode emitir feedbacks em tempo real.



Motoristas da Amazon nos Estados Unidos (EUA) começaram a ser monitorados pela empresa. No mês passado, a Amazon avisou que usaria a plataforma Driveri, da empresa de tecnologia Netradyne, para acompanhar os funcionários. O equipamento grava o tempo inteiro e ainda consegue verificar se há algo errado durante o percurso da van e também pode emitir feedbacks em tempo real.

Os entregadores não são a favor das instalações dos equipamentos nos veículos e afirmam que a nova regra é “invasão de privacidade”. Porém, a Amazon tomou uma decisão radical: os trabalhadores precisam concordar com o monitoramento, se não concordarem, a empresa pode demiti-los.

Para a instalação do equipamento os funcionários vão assinar um documento de “consentimento biométrico”, autorizando que o sistema registre, fotografia, localização do carro, quilometragem percorrida, velocidade e também as curvas realizadas. A câmera pode também analisar possíveis distrações do entregador até mesmo o sono.

A Amazon defende a instalação das câmeras e diz que o objetivo é proteger a segurança dos funcionários. “As câmeras Netradyne são para garantir a segurança dos motoristas nas comunidades onde fazemos entregas”, ressalta a porta-voz, Karolina Haraldsdottir, gerente sênior para segurança da Amazon.

Em entrevista à Reuters, um motorista da Amazon disse que trabalha sempre dando o seu melhor na empresa. “As câmeras são apenas outra forma de nos inspecionar”, alega ele.

Veja também: WhatsApp vai permitir diminuir e acelerar velocidade de áudios recebidos? Veja como deve funcionar




Voltar ao topo

Deixe um comentário