scorecardresearch ghost pixel



Pix ganhará novas ferramentas em breve; Saiba o que será permitido fazer

Mudanças previstas para 2021 incluem a movimentação do auxílio emergencial, além da opção de pagamento com vencimento.



O sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, o Pix, se mantém em constante evolução mesmo após seis meses de sua implementação. Entre as mudanças previstas para 2021 estão a movimentação do auxílio emergencial, além da opção de pagamento com vencimento.

No caso do programa de transferência de renda do governo, a partir de 30 de abril, recursos advindos do benefício se tornarão movimentáveis via Pix. A única exceção será no caso de transferência para contas de mesma titularidade de quem recebe o auxílio.

Outra novidade diz respeito ao chamado Pix Cobrança, já disponível para pagamentos imediatos. A previsão é de implementar a opção para pagamento com vencimento a partir do dia 14 de maio. Isso significa liberar pagamentos em documentos com cobrança de juros, multas, acréscimos, descontos, dentre outros tipos de abatimentos. As instituições terão até o dia 30 de junho para aperfeiçoar a função.

Novas ferramentas Pix para 2021

Além das novidades citadas acima, também farão parte das próximas atualizações do Pix:

  • Função Pix Agendado: permitirá que o usuário agende um Pix em datas futuras. A funcionalidade estará disponível a partir do dia 1º de setembro deste ano.
  • Saque por meio do Pix: com o intuito de aumentar a capilaridade dos pontos de retirada de dinheiro em espécie pelo usuário final, o Banco Central planeja a liberação da função de saque via Pix. A princípio, serão dois produtos diferentes, sendo um exclusivamente saque e o outro saque associado a uma compra. A novidade deve entrar em funcionamento a partir do segundo semestre de 2021.
  • Pix Internacional: o modelo de Pix Internacional vai permitir transferências em tempo real de recursos do Brasil para outros países. Ainda em estudo, a ferramenta é a única que não possui previsão de lançamento. Isso porque tal mudança exige uma série de mudanças em relação às normas cambiais exteriores.

Leia ainda: Novo golpe: Falso e-mail de bloqueio do Pix pela Caixa rouba dados de usuários




Voltar ao topo

Deixe um comentário