scorecardresearch ghost pixel



Atenção! C6 Bank está cancelando contas; Saiba os motivos

Todo banco tem o direito de encerrar a conta de um cliente, desde que seja feita a notificação. Saiba o que pode levar ao cancelamento de contas no C6 Bank.



Recentemente, alguns usuários do C6 Bank reclamaram que suas contas estão sendo canceladas sem qualquer aviso. Por isso, eles se questionam sobre quais são os motivos que podem levar ao encerramento da conta e qual deles teria pesado nesta decisão do banco digital.

De fato, todo banco tem o direito de encerrar a conta de um cliente. Isso porque existem situações específicas, além dos próprios termos de uso da instituição, em que o banco poderá abrir mão desse cliente.

Contudo, vale destacar que as instituições financeiras são obrigadas a notificar o cliente em caso de cancelamento da conta. O aviso pode ser feito por telefone, e-mail ou correspondência. Essa notificação é importante pois, caso haja algum saldo na conta, o cliente será avisado a tempo para retirar o dinheiro no prazo determinado, antes que a conta seja encerrada.

Mesmo com essa obrigação, muitas vezes o cliente não é encontrado. É o que acontece, por exemplo, quando ele perde o acesso ao e-mail cadastrado no banco, ou troca o número de telefone com frequência. Neste caso, realmente houve a tentativa de aviso por parte da instituição, mas como os dados cadastrais estão desatualizados, o cliente acabou não recebendo a mensagem.

Existem diversos motivos que levam o banco a querer encerrar uma conta com o cliente. Vale lembrar que esses motivos são válidos de forma geral para todos os bancos. Clientes do Nubank e do Banco Inter, por exemplo, também tiveram contas e cartões de crédito cancelados recentemente.

Você também pode gostar: Os 15 melhores cartões de crédito brasileiros sem anuidade

Confira a seguir quais são os motivos que podem levar ao cancelamento de contas no C6 Bank e em outras instituições:

Falta de uso

Em alguns casos, o cliente pode abrir uma conta apenas por curiosidade, para conhecê-la, e depois passa meses sem fazer qualquer movimentação. Isso torna a conta inviável para o banco. Neste caso, a conta é cancelada porque não há nenhuma perspectiva comercial nessa relação, ou seja, ela não é rentável para o banco.

Nome sujo

Estar com o nome sujo também pode levar ao cancelamento, principalmente caso a dívida seja no próprio banco onde a conta foi aberta. Contudo, mesmo que a dívida seja em outras empresas, nenhum banco vai querer ter como cliente uma pessoa que não quita seus débitos em dia.

Erros de dados

Ao abrir uma conta, é necessário se cadastrar informando dados pessoais como nome completo, endereço, telefone, e-mail, entre outros. Entretanto, caso essas informações estejam incorretas ou desatualizadas, em algum momento o banco vai fazer o cruzamento de dados com outros sistemas e perceber o erro.

Caso tais dados não sejam corrigidos, o banco pode cancelar a conta porque vai entender que ela não está de acordo com o que deveria, e pode considerar como uma possibilidade de fraude. Sendo assim, sempre que possível, verifique as informações cadastrais da conta e se as mesmas estão corretas.

Desinteresse comercial

Quando o banco não tem interesse em determinado cliente, independentemente do motivo, poderá alegar que existe um desinteresse comercial na relação banco-cliente. Isso acontece, por exemplo, quando bancos que são focados em público de alta renda, por algum motivo, aceitam clientes de uma faixa de renda menor. Como esse perfil não é o desejado pela instituição, pode ocorrer o cancelamento da conta.

Suspeita de fraude

Ocorre quando o cliente começa a realizar transações fora do comum para seu perfil de consumo, como entradas de dinheiro de valor muito alto, sem nenhuma justificativa. Essas movimentações podem chamar atenção da Receita Federal, que irá notificar o banco, podendo resultar no cancelamento da conta por suspeita de fraude.

Descumprimento dos termos de uso

Ao abrir uma conta, o cliente deverá ler e aceitar os termos de uso previstos no contrato da conta. Caso o banco não aceite determinada prática do cliente, conforme previsto no documento, a conta poderá ser cancelada. Alguns bancos, por exemplo, não aceitam que o cliente use o cartão de crédito da instituição para pagar a fatura de outro banco. Assim, aquele que desrespeitar essa regra terá o cartão ou conta cancelada.

Fonte: Canal Alex Coimbra

Leia também: C6 Bank lança investimento de 102% do CDI que dá mais limite no cartão




Voltar ao topo

Deixe um comentário