Pedir um empréstimo pode ser uma saída para lidar com alguma emergência financeira ou para ficar mais perto de realizar sonhos, como abrir a própria empresa, fazer uma viagem, comprar a casa própria ou carro, que sem o crédito liberado pelos bancos poderiam levaria muito mais tempo para serem alcançados.
Porém, é importante destacar que ao contratar um empréstimo, há a cobrança de juros que no Brasil costumam ser muito altos. Dessa forma, veja abaixo 3 dicas para contratar um valor menor e chegar ao seus objetivos pagando menos:
Pesquise muito as opções e olhe para as suas necessidades
- Antes de adquirir um bem financiado ou pedir empréstimo para capital de giro é importante saber todas as condições do crédito que estão sendo oferecidas para você, por isso pesquise muito. Escolha pela opção que é mais favorável para o que você vai conseguir pagar. É importante destacar isso porque as pessoas normalmente se atentam somente às suas necessidades imediatas, sem pensar a longo prazo.
Planeje-se para fazer o pagamento
- Tenha planejamento financeiro para consgeuir cumprir com as condições do empréstimo escolhido sem que comprometa seu orçamento. Lembre-se que a falta de organização pode prejudicar seu equilíbrio financeiro no dia a dia e se tiver pegado crédito para sua empresa, o seu negócio pode ser prejudicado ao invés de seguir os seus planos iniciais para crescimento.
Saiba negociar
- Além de avaliar as melhores condições pra você, com melhor custo-benefício, saiba negociar em cima das situações já dadas. Converse com o gerente, apresente sua situação financeira, condições de pagamento em menos parcelas, talvez até possa adiantar algumas prestações e peça pelos juros mais baixos ou desconto para adiantamento.
Veja também: Golpe do empréstimo consignado não autorizado: O que fazer nessa situação?