scorecardresearch ghost pixel



Golpe do empréstimo consignado não autorizado: O que fazer nessa situação?

Os segurados devem ficar espertos com pessoas que entram em contato pelo telefone ou aplicativos de mensagens como WhatsApp solicitando informações.



Aposentados e pensionistas podem sofrer golpes do consignado, isso porque os golpistas miram nesse público por acharem mais vulneráveis. A maioria dos casos de fraudes envolvem criminosos que se fazem passar por atendentes de bancos ou do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pedem por telefone para os idosos informarem documentos e todos os dados necessários para dar início a um empréstimo.

Assim, todo o cuidado é pouco. Os segurados devem ficar espertos com pessoas que entram em contato pelo telefone ou aplicativos de mensagens como WhatsApp solicitando informações. Os bancos e o órgão da previdência não entram em contato dessa forma, muito menos pedem documentos por essas vias.

Como acontecem os principais casos de empréstimo consignado não autorizado?

Geralmente, o golpe do empréstimo consignado acontece nos seguintes casos:

  • Pedido para pagamento de boleto falso.
  • Pedido de troca de senha;
  • Pedir para assinar contrato e documentos que são falsos.

Caí na fraude do empréstimo não autorizado, o que fazer?

A maioria dos segurados do INSS ficam perdidos sem saber onde reclamar quando são vítimas do empréstimo não autorizado. Alguns sequer chegam a buscar seus direitos e pagam o prejuízo da fraude. Porém, isso não deve acontecer.

Caso você tenha sido vítima desse tipo de fraude, pode a resolver a situação das seguintes formas:

  • Abra uma denúncia na Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Consumidor (DECON), caso seja uma fraude que descontou o consignado do salário do empregado;
  • Abra uma reclamação no PROCON;
  • Entre com ação no Juizado Especial;
  • Faça uma reclamação no site Reclame Aqui;
  • Faça uma denúncia no INSS pela Central 135 ou acesse o portal www.previdencia.gov.br

Pode ser que já existe uma negativação indevida no seu CPF por falta de pagamento das prestações do empréstimo, neste caso também é orientado entrar em contato com a Serasa, explicar sua situação e questionar o que pode ser feito para tirar seu nome na lista de negativados.

Veja também: INSS permite nova forma fácil para aprovação do auxílio-doença e BPC. Veja como fazer




Voltar ao topo

Deixe um comentário