Precisar de um empréstimo estando negativado é uma situação complicada vivida por muitos brasileiros, mas existem algumas opções no mercado para evitar taxas abusivas. A Caixa Econômica Federal conta com duas linhas de crédito sem consulta ao SPC e Serasa que liberam empréstimos mesmo para quem está com o nome sujo.
Em ambos os casos, o contratante precisa oferecer alguma garantia de pagamento para que consiga solicitar valores de até R$ 100 mil. Conheça mais detalhes sobre essas opções e saia do aperto de uma vez por todas.
Garantia do FGTS
A primeira opção é o empréstimo com garantia do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa empresta até 10% do saldo disponível nas contas do trabalhador no fundo, ou 40% da multa rescisória quando há demissão sem justa causa.
Caso o contratante deixe de pagar as parcelas, o banco pode retirar o valor correspondente à dívida direto de sua conta do FGTS. Se você ficou interessado, procure o departamento de Recursos Humanos (RH) de sua empresa, verifique se ela tem convênio com a Caixa e peça mais informações.
Penhor Caixa
Essa modalidade de empréstimo é talvez a mais tradicional existente no país. O cliente precisa oferecer um bem de valor com forma de garantia do pagamento, sendo aceitos os seguintes objetos para penhor: joias em ouro (mínimo 12 quilates), pérolas, diamantes, pratarias, metais nobres, relógios, entre outros.
O montante liberado corresponde a até 85% do valor de mercado do bem penhorado, podendo chegar a 100% para quem recebe o crédito salário na Caixa. Caso o cliente deixe de quitar a dívida, o banco ganha o direito de leiloar o bem penhorado.
Para contratar essa modalidade de crédito, vá até a agência da Caixa mais perto de sua casa e apresente seus documentos e o bem que deseja penhorar. A avaliação é feita na hora por um funcionário da agência.
Leia mais: Empréstimo Bradesco com até 120 dias para pagar a 1ª parcela; Veja outros benefícios