scorecardresearch ghost pixel



Conexão 5G: Saiba quando a nova tecnologia chegará ao Brasil

Nova geração de internet móvel será uma evolução direta da conexão 4G atual; conheça as principais vantagens.



A nova geração de internet móvel proposta pelo 5G promete trazer conexão com velocidade ultrarrápida, avanços em diversas tecnologias e a possibilidade de conectar muitos dispositivos à rede ao mesmo tempo, sem haver piora na conexão. A rede, que já deu as caras em países como a China, Estados Unidos, Japão e Alemanha, ainda não estreou oficialmente no Brasil.

No entanto, o governo federal se prepara para o leilão das frequências, considerado o primeiro passo antes da implantação. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a previsão é de que o 5G comece a funcionar nas 26 capitais do Brasil, além do Distrito Federal, a partir de julho de 2022.

Para os demais municípios, o prazo é ainda um pouco maior: até julho de 2029. Apesar do cronograma previsto no edital do leilão, as datas para a implementação da tecnologia ainda precisam ser aprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) antes de o leilão acontecer. A estimativa, no entanto, é de que ele aconteça ainda neste 1º semestre.

Depois desta fase, as operadoras ganhadoras deverão investir em infraestrutura para proporcionar a conexão de alta velocidade, como a instalação de fibras óticas e mais antenas, por exemplo. A nova geração de internet móvel será uma evolução direta da conexão 4G atual.

Vantagens do 5G

  • Mais velocidade para baixar e enviar arquivos;
  • Redução no tempo de resposta entre diferentes dispositivos;
  • Conexões à internet mais estáveis;
  • Ondas 5G contam com maior alcance que as de 4G;
  • Avanço na tecnologia de carros autônomos e telemedicina, assim como na chamada “Indústria 4.0”;
  • Processamento de tarefas deixaram de acontecer no chip do aparelho e passará a ser na nuvem;
  • Vídeo chamadas se tornaram mais claras e nítidas, bem como a experiência em jogos online, transmissões ao vivo e oferta de sinal.

Mais novidades sobre o 5G

Apesar de tantos benefícios, o cidadão que quiser utilizar toda a potência da nova geração de internet móvel deverá ter um celular compatível com a tecnologia. Atualmente, modelos como iPhone 12, Galaxy S21 e Motorola Moto G 5G já possuem a compatibilidade incorporada no sistema.

Outra dúvida comum relacionada ao lançamento do 5G é se ele vai substituir a internet fixa. De acordo com Eduardo Tude, presidente da Teleco, empresa de consultoria de telecomunicações, isso não vai acontecer.

Isso porque, embora seja muito potente, o 5G deve funcionar apenas como um complemento à rede de internet fixa, utilizada nas residências e empresas para funções que exigem maiores conexões.

“Para o 5G oferecer a velocidade, é preciso também chegar com a fibra óptica na antena”, esclareceu Tude. Além disso, ainda de acordo com o executivo, a instalação de mais antenas e cabos de fibras óticas pela cidade vai acelerar consequentemente todo o ecossistema da rede fixa de internet, explorando ao máximo seu potencial.

Vale destacar que algumas operados já fazem propagando acerca do 5G. No entanto, ele ainda não é o “verdadeiro”. Na realidade, trata-se do 5G DSS – da sigla em inglês, Compartilhamento Dinâmico de Espectro – que atua como uma transição entre a atual geração de rede a que está por vir.

Leia ainda: Aplicativo Caixa Tem lança sorteios de até R$ 250 mil. Veja como participar




Voltar ao topo

Deixe um comentário