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Em nova atualização, Apple pergunta quais apps podem compartilhar dados de usuários

O rastreio de dados continuará existindo, mas haverá uma mudança nos rastreadores que utilizam e compartilham dados obtidos em outros aplicativos, a fim de restringir a troca de informações entre eles.



Nesta segunda-feira, 26, a Apple começou a liberar uma nova atualização para os usuários do iPhone. Embora a versão iOS 14.5 não contenha alterações significativas em termos de design da interface, uma novidade merece atenção. Trata-se da “Transparência de rastreio de apps”, uma ferramenta de privacidade que permite aos usuários definir quais aplicativos poderão coletar dados de uso.

Desta forma, ao abrir um aplicativo no qual o usuário pretende fazer o rastreio, aparecerá na tela uma janela pedindo permissão para que as atividades sejam compartilhadas com outros apps e sites. Caso a solicitação seja aceita, o conteúdo de publicidade na plataforma será baseado no seu histórico de uso.

Por outro lado, se o usuário não permitir o rastreio, a Apple irá restringir o uso do identificador de dispositivo, um recurso que possibilita a verificação de atividades na web em iPhones. Ademais, o desenvolvedor do aplicativo será notificado de que o usuário não deseja compartilhar suas informações com outros.

O que muda?

Atualmente, vários sites e aplicativos monitoram o uso de informações em suas plataformas para tornar a experiência personalizada com base nesses dados. Por exemplo, caso o usuário esteja interessado em determinado produto e pesquise sobre ele em um site de busca, diversos anúncios e postagens patrocinadas relacionadas a esse produto passam a ser exibidas no feed de outros aplicativos.

O rastreio continuará existindo após a atualização do sistema iOS. Contudo, haverá uma mudança nos rastreadores que utilizam e compartilham dados obtidos em outros aplicativos, a fim de restringir essa troca de informações.

Caso muitos usuários decidam não permitir o compartilhamento de informações, empresas como o Facebook, que oferecem publicidade no feed de suas redes sociais, terão mais dificuldades para oferecer anúncios personalizados. Segundo a empresa, a medida pode prejudicar pequenos negócios, uma vez que será necessário gastar mais com anúncios para atingir possíveis clientes.

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