scorecardresearch ghost pixel



Está com o nome sujo? Saiba se é possível abrir MEI e solicitar empréstimos mesmo assim

Brasileiros que sonham em ter o próprio negócio, ou tiveram que empreender durante a pandemia, podem abrir MEI estando com o nome sujo? Leia e confira a resposta.



Muitos brasileiros sonham em ter o próprio negócio para ter mais liberdade em relação à jornada de trabalho e conquistar a estabilidade financeira. Além isso, com a crise econômica decorrente da pandemia, muitos perderam sua fonte de renda e não tiveram alternativa senão trabalhar por contra própria.

Uma possibilidade neste caso é se tornar um microempreendedor individual (MEI), um tipo de empresa com abertura e regime de tributação simplificado. Contudo, uma dúvida comum é se é possível abrir um MEI ou contratar empréstimos para investir no negócio mesmo estando com o nome sujo.

Posso abrir MEI mesmo negativado?

A resposta é sim! Não há consulta aos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa ao se cadastrar para abrir um MEI. Assim, é possível se tornar um microempreendedor individual mesmo tendo restrições no CPF.

Entretanto, se você vai precisar de empréstimo para abrir sua empresa, aí sim o nome negativado pode ser um obstáculo. Isso porque a maioria das instituições financeiras fazem a consulta ao SPC e Serasa durante a análise de crédito, e ao identificar a restrição, acabam negando o pedido.

Por isso, se você pensa em abrir um MEI, mas precisa de empréstimo para isso, é melhor organizar sua vida financeira primeiro. Renegocie as dívidas já existentes e pague suas contas em dia para limpar seu nome e ter acesso a linhas de crédito com condições facilitadas para empreendedores.

Empréstimos para quem está com o nome sujo

Embora muitas instituições não ofereçam crédito para negativados, existem opções disponíveis pensando nas necessidades deste grupo. Vale destacar que, para conceder o empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa, os bancos e fintechs exigem algum tipo de garantia pela operação. Confira a seguir:

  • Penhor Caixa

A Caixa Econômica Federal oferece crédito para negativados pela modalidade de penhor, na qual o solicitante deixa um objeto de valor como garantia e recebe empréstimos de R$ 50 a R$ 100 mil, respeitando o limite de até 85% do valor do bem penhorado.

Assim, são aceitos bens como joias, diamantes, pérolas, metais nobres, pratarias, relógios, canetas, entre outros. O prazo para pagar o empréstimo é de até 180 dias, sendo que, em caso de inadimplência, a Caixa tomará o objeto como forma de pagamento.

Para contratar o Penhor da Caixa, basta comparecer a uma agência do banco onde a modalidade esteja disponível e apresentar os documentos pessoais e o bem a ser penhorado. Um funcionário realizará a avaliação e, se aprovado, o dinheiro será depositado na hora, na conta do solicitante. O empréstimo pode ser renovado caso o cliente precise de mais crédito. O objeto será devolvido logo após quitar a dívida.

  • Empréstimo com garantia de imóvel e veículo

Se você está negativado, mas possui uma casa ou carro em seu nome, é possível conseguir empréstimos em diversas instituições colocando estes bens como garantia. Além de contratação sem burocracia, o empréstimo com garantia de imóvel e veículo oferece condições facilitadas, que variam de acordo com a instituição onde o crédito será solicitado.

O valor máximo do empréstimo depende do valor do imóvel ou veículo colocado em garantia, sendo que o prazo para pagar pode ser de até 180 meses. Outra vantagem desta modalidade é que as taxas de juros são super reduzidas, e em alguns casos, menores até do que as do crédito consignado.

Leia também: Caixa libera dois cartões de crédito para quem está com nome sujo no SPC/Serasa e score baixo




Voltar ao topo

Deixe um comentário