scorecardresearch ghost pixel



O que acontece com uma dívida depois de 5 anos de inadimplência?

De acordo com a Serasa, as dívidas têm um prazo determinado para deixar os órgãos de proteção ao crédito. No entanto, não deixam de existir e continuam em aberto para instituição credora.



Você acredita que após cinco anos sua dívida pode desaparecer? Muitos de nós já ouvimos falar sobre isso, certo? Porém, antes de você deixar qualquer dívida atrasada, é importante saber que isso é uma lenda. Isso mesmo! Elas não deixam de existir. A seguir, esclarecemos as principais questões sobre o assunto:

A divida pode sumir?

Fique atento, pois ao contrário do que a maioria das pessoa acredita, a dívida não desaparece. Ela somente deixa de ser visível para as outras instituições. No entanto, na empresa para a qual você está devendo a pendência continua em aberto e, assim, não significa que a empresa não poderá cobrar a dívida. Então, é importante que você acerte a dívida para não ter problemas futuros.    

Como regularizar o débito?

Negocie com a instituição ou banco que você está devendo. Peça também uma verificação do contrato para conquistar um acordo ideal. E quem sabe até conseguir um desconto.

De que forma posso consultar?

Para você saber se seu nome está em situação restrita é bem fácil, é só acessar com o número do CPF no site do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou no site do Serasa que dispõe de um banco de dados dos endividados da rede bancária.

De acordo com o Serasa, as dívidas têm um prazo determinado para prescrever. Depois de cinco anos, elas não podem aparecer nos serviços de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, mas, como já mencionamos, não deixam de existir. 

Leia também: Negativado no SPC/Serasa pode pedir empréstimo na Caixa?




Voltar ao topo

Deixe um comentário