O WhatsApp – aplicativo de mensagens instantâneas – liberou na última semana a funcionalidade que permite o envio e recebimento de dinheiro sem que o usuário tenha que pagar por isso. Para fins comparativos, a função é similar ao que é proposto pelo Pix.
Alguns bancos já oferecem o serviço aos cliente, entre eles:
- Nubank;
- Inter;
- Next;
- Woop;
- Mercado Pago;
- Sicredi; e
- Banco do Brasil.
No momento, apenas algumas usuários conseguem realizar as transações. De acordo com o WhatsApp, logo mais a função estará disponível para toda a base de usuários.
Os pagamentos realizados entre pessoas físicas do WhatsApp (opção ainda não foi liberada para usuários com conta comercial na plataforma) são processados pelo Facebook Pagamentos e Cielo, ambos habilitados pelo Facebook Pay.
Como funciona o pagamento e envio de dinheiro pelo WhatsApp?
Para funcionar, a nova ferramenta do WhatsApp precisou de aprovação do Banco Central, que concedeu oficialmente uma licença de iniciador de pagamento ao Facebook. Sendo assim, todas as transações são segura e com garantia de privacidade de dados, seja na criação de um PIN (código), registro de impressão digital ou necessidade de leitura facial a cada operação.
Pelo menu do WhatsApp, o consumidor seleciona o serviço de pagamento e a partir daí cria um código PIN para ser aplicado durante as operações. O próximo passo consiste em informar os dados pessoais e cadastrar um cartão de débito do banco. Via aplicativo ou atendimento das respectivas instituições, o WhatsApp verifica o cartão.
Por fim, cada usuário pode enviar até R$ 1 mil por transação e receber 20 transferências por dia, com limite de R$ 5 mil por mês. Apenas transações dentro do país e em moeda local estão autorizadas. Nenhuma taxa é cobrada durante os pagamentos.
Leia ainda: Facebook vai remunerar bancos para incentivar transações no WhatsApp Pay