O programa de financiamento habitacional Casa Verde e Amarela pode incorporar o aluguel social ainda neste ano. A previsão do governo federal é que a modalidade fique disponível a partir do segundo semestre de 2021 e que seja viabilizada por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional.
A ideia tem como objetivo reduzir o problema habitacional vivido pelos brasileiros, que se agravou especialmente após o início da pandemia. Segundo dados da Fundação João Pinheiro, o déficit habitacional no país é de 5,9 milhões de moradias.
A conta inclui os cidadãos que não têm onde morar, os que moram em locais inadequados e os que comprometem mais de 30% de sua renda com aluguel. Com a implementação do aluguel social, o governo quer minimizar esses problemas.
O secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, disse recentemente que somente subsidiar moradias não vai resolver completamente o problema, embora seja um passo muito importante. Segundo ele, outras ações são necessárias para resolver a situação habitacional do país.
Nesse sentido, o governo também está analisando a construção de um parque habitacional exclusivo para o aluguel social. No caso das famílias que gastam mais de 30% de sua renda mensal em aluguel, a expectativa é oferecer um voucher para ajudar no pagamento.
Leia mais: FGTS facilita compra da casa própria pelo programa Casa Verde e Amarela. Veja como conseguir