scorecardresearch ghost pixel



Prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória; 11 milhões precisam fazer para não perder benefício

A prova de vida é realizada anualmente e tem como objetivo evitar fraudes e irregularidades no pagamento de benefícios previdenciários.



Após mais de um ano da suspensão da prova de vida, o procedimento volta a ser obrigatório a partir do dia 1º de junho para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A prova de vida é realizada anualmente e tem como objetivo evitar fraudes e irregularidades no pagamento de benefícios previdenciários.

Desta forma, os segurados do INSS devem passar pelo procedimento comprobatório para não ter os pagamentos bloqueados. Segundo dados do Instituto, cerca de 11 milhões de beneficiários estão com a prova de vida pendente.

Os procedimentos estão suspensos desde março de 2020 devido à pandemia da Covid-19. Isso porque a maior parte dos segurados da Previdência Social pertence aos grupos de risco da doença.

Quem não fez a prova de vida até fevereiro do ano passado está na mira do INSS e pode estar entre os primeiros a perderem o benefício caso não regularizem sua situação o quanto antes. Os segurados que foram convocados para fazer a prova de vida digital e não fizeram o procedimento também correm o risco de ter os pagamentos bloqueados em breve.

Ao todo, 5,3 milhões de aposentados e pensionistas foram convocados para a prova de vida online por reconhecimento facial (biometria). Quem já realizou o procedimento pelo aplicativo Meu INSS continuará recebendo os pagamentos normalmente. O prazo para fazer a prova de vida sem perder o benefício, seja online ou presencialmente, segue até 31 de maio.

Calendário prova de vida INSS 2021

O INSS definiu um calendário para a realização das provas de vida vencidas a partir de março de 2020, a fim de evitar aglomerações nas agências. Confira a seguir:

Como fazer a prova de vida?

Para fazer a prova de vida, o segurado deve comparecer à uma agência do banco onde recebe o benefício ou do próprio INSS. Aposentados e pensionistas com mais de 80 anos ou maiores de 60 anos com dificuldade de locomoção podem realizar o procedimento em casa. Neste caso, é necessário passar pela perícia médica para comprovar a condição de saúde. O agendamento pode ser feito pelo Meu INSS ou telefone 135.

Leia também: Aposentadoria Especial do INSS: Confira as profissões que dão direito ao benefício




Voltar ao topo

Deixe um comentário