scorecardresearch ghost pixel



Truques na fatura podem levar Nubank a cancelar cartões; Saiba mais

Práticas fraudulentas relacionadas ao pagamento da fatura do cartão de crédito Nubank podem resultar no bloqueio do produto.



O Nubank está bloqueando cartões de crédito de clientes que usam truques para quitar a fatura. O banco digital informou que caso identifique a realização de práticas fraudulentas, vai apenas proceder com o cancelamento do produto, sem oferecer justificativa prévia ao usuário.

O que ocorre é que alguns clientes estão utilizando carteiras digitais como Mercado Pago, PicPay ou RecargaPay para pagar a fatura utilizando o próprio limite do cartão de crédito. Dessa forma, é possível adiar o pagamento do valor devido sem precisar arcar com juros e outros encargos financeiros.

Castrando o cartão em uma carteira digital, o usuário também pode depositar dinheiro em sua conta Nubank via boleto bancário utilizando o limite de crédito do próprio produto da fintech. As carteiras digitais possibilitam o cadastramento de cartões para uso em lojas físicas e digitais, pagamento de boletos, pagamento via QR Code e recarga de celular.

Nubank faz advertência

Em um comunicado oficial, o banco digital reforçou que a prática pode levar ao cancelamento do cartão. “O uso do cartão para pagamento da própria fatura ou para depósitos na NuConta poderá ser considerado indevido e poderá acarretar no bloqueio ou cancelamento do cartão”.

De acordo com a fintech, a ação caracteriza “quebra” de contrato entre o cliente e o banco, que só precisa emitir uma notificação com cinco dias de antecedência para realizar o cancelamento sem dar mais explicações. A empresa também afirmou que está apenas advertindo para o uso incorreto de carteiras digitais, mas que não é contra a utilização das mesmas.

A prática prejudica o modelo de negócio do Nubank, que hoje cobra entre 2,75% e 14% ao mês pela utilização do crédito rotativo. O banco também oferece empréstimos com taxa de juros de cerca de 4,13% ao mês para quem não consegue quitar a fatura.

Leia mais: Antecipar fatura do Nubank dificulta aumentar limite do cartão? Confira




Voltar ao topo

Deixe um comentário