scorecardresearch ghost pixel



13º salário do INSS: Confira o calendário de pagamento da 2ª parcela

Com os pagamentos da primeira parcela do 13º salário de segurados do INSS chegando ao fim, veja o calendário de pagamento da segunda cota.



O 13º salário do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) foi antecipado em 2021, e os pagamentos da primeira parcela já estão ocorrendo desde maio. A liberação do adicional anual é feita de maneira escalonada, de acordo com o número final do benefício do aposentado, pensionista ou contemplado pelo auxílio-doença.

Com a proximidade do fim dos pagamentos da primeira cota, que terminam no dia 8 de junho, os segurados do INSS já estão na expectativa da liberação a próxima parcela. Assim como vem ocorrendo nos últimos anos, o dinheiro é creditado em datas diferentes para quem recebe até um salário mínimo e para quem ganha acima do piso nacional.

Calendário do 13º salário do INSS

Calendário 13º INSS
Fonte: INSS

Como é possível observar, quem recebe até um salário mínimo receberá o benefício entre os dias 24 de junho e 7 de julho de 2021. Esse grupo representa 65% dos segurados do instituto. Já aqueles que ganham mais do que o piso terão o benefício creditado entre os dias 1º e 7 de julho de 2021.

Valor da segunda parcela

Na primeira parcela do 13º, não há desconto de Imposto de Renda, mas na segunda parcela esse abatimento está previsto. Veja como é feito esse cálculo:

  • Segurados com idade até 64 anos e renda a superior a R$ 1.903,98: IR calculado sobre o valor das duas parcelas; e
  • Segurado com idade partir de 65 anos: IR só é aplicado caso o valor mensal do benefício seja acima de R$ 3.807,96, já que há uma parcela extra de isenção.

Também vale lembrar que quem começou a receber até janeiro de 2021 não paga IR. Já para quem começou a receber em fevereiro ou terá o benefício cortado antes de 31 de dezembro deste ano, o valor do 13º salário será correspondente ao número de meses em ele foi contemplado durante o ano.

Leia mais: FGTS: Quem trabalhou com carteira assinada entre 1999 e 2013 pode solicitar revisão; Saiba como




Voltar ao topo

Deixe um comentário