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Nubank analisa reclamações sobre problemas na restituição do Imposto Renda

Clientes que receberiam pela conta da fintech não tiveram o pagamento da restituição do IR creditado na data correta. Veja mais detalhes.



A Receita Federal já liberou o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2021, mas alguns clientes do Nubank enfrentaram problemas para receber seu dinheiro. Segundo relatos dos usuários nas redes sociais, o valor não havia sido creditado na segunda-feira, 31, data de pagamento do primeiro lote.

“Ainda não recebi minha restituição do IRPF, era para ser creditada hoje. Outros bancos já receberam no sábado e ontem”, escreveu um cliente no Twitter.

Outra pessoa publicou a captura de tela no começo da noite de anteontem mostrando o site da Receita Federal, onde era possível ver que a restituição já havia sido depositada. “No site da Receita diz que foi creditada e os dados estão certos. O que aconteceu?”, questionou.

Os relatos não pararam na manhã de terça-feira, 1, mas o Nubank começou a responder os usuários. Em mais uma publicação de um cliente que também disse não ter recebido a restituição, o banco soltou a seguinte resposta:

“Pedimos que aguarde o prazo de um dia útil para compensação do DOC realizado pela Receita Federal. Esse é o prazo habitual, mas podem levar mais tempo se a transferência for feita após às 22h, ok?”.

Investigação

A fintech, que permite o recebimento da restituição por meio de sua conta digital desde o ano passado, afirmou ao público que está investigando o caso e que todas as transações já foram processadas. A Receita Federal reforçou que o pagamento é feito direto na conta bancária informada pelo contribuinte.

“Se por algum motivo o crédito não for realizado (se, por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil”, orientou. Caso isso ocorra, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Relacionamento BB para reagendar o recebimento.

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