scorecardresearch ghost pixel



Saiu! Confira o novo calendário de prazos do INSS em 2021

Recentemente o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que voltará a ser obrigatória a realização de prova de vida para aposentados e pensionistas, em todo o país. As provas de vida haviam sido temporariamente suspensas desde 2020, devido a pandemia de Covid-19, a fim de preservar essas pessoas, para que elas não precisassem se […]



Recentemente o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que voltará a ser obrigatória a realização de prova de vida para aposentados e pensionistas, em todo o país. As provas de vida haviam sido temporariamente suspensas desde 2020, devido a pandemia de Covid-19, a fim de preservar essas pessoas, para que elas não precisassem se expor.

Entretanto, o INSS irá retomar neste ano, a partir de um calendário, que deverá ser suficiente para evitar aglomerações e filas nas agências.

Desse modo, os beneficiários deverão consultar o calendário, e se dirigir à agência apenas no mês em que estiver definido para ele, de acordo com o mês de vencimento da sua prova de vida.

Confira o calendário a seguir:

Vencimento da prova de vida Novo prazo para realização
março/abril de 2020 junho de 2021
maio/junho de 2020 julho de 2021
julho/agosto de 2020 agosto de 2021
setembro/outubro de 2020 setembro 2021
novembro/dezembro de 2020 outubro de 2021
janeiro/fevereiro de 2021 novembro de 2021
março/abril de 2021 dezembro de 2021

Quem deveria ter realizado a prova de vida antes de março de 2020 e não realizou, perderá o benefício em maio, caso não vá até uma agência bancária e regularize sua situação.

Prova digital

Quem já realizou a prova de vida de forma digital não precisa se preocupar mais com isso, pois ela possui a mesma validade que a prova de vida realizada presencialmente. Portanto, se você realizou esse tipo de validação, pode ficar tranquilo, pois ela está valendo.

Críticas ao INSS

Desde que o INSS divulgou a decisão do retorno da obrigatoriedade da prova de vida, vem recebendo duras críticas de muitas pessoas, que lembraram, através das redes sociais, que o país ainda encontra-se no meio da pandemia de Covid-19, e que exigir a prova de vida coloca os idosos em risco, que estão dentro do principal grupo de risco do vírus.

Dados apontam que o Brasil já registrou mais de 500 mil mortes causadas pela Covid-19, sendo um dos países que mais está sofrendo com a pandemia.

Leia ainda: INSS: Quem sofre de depressão pode se aposentar por invalidez?




Voltar ao topo

Deixe um comentário