O saque em espécie da terceira parcela do auxílio emergencial ainda não foi liberado para todos os aprovados, mas o governo federal dará início ao pagamento da quarta cota do benefício. O motivo de os calendários terem se cruzado é que as datas da próxima parcela foram antecipadas no início desta semana.
Sendo, assim, a liberação dos saques da 3ª parcela para os nascidos em dezembro ocorrerá só na próxima segunda-feira, 19, finalizando o calendário deste ciclo. Já os pagamentos da 4ª cota começam neste sábado, 17, com os nascidos em janeiro.
No domingo, será a vez dos nascidos em fevereiro receberem o benefício. A Caixa Econômica Federal preferiu não finalizar o 3º ciclo na mesma data para evitar confusões.
Calendário da 4ª parcela do auxílio emergencial
Veja como ficaram as novas datas depois que o calendário foi antecipado:
Auxílio emergencial 2021
Neste ano, o valor do benefício varia de R$ 150 a R$ 375, de acordo com a composição familiar do aprovado. Contudo, o número de beneficiários está bastante reduzido em relação ao ano passado, quando o programa foi criado, girando em torno de 37 milhões de brasileiros atendidos.
Vale destacar que o governo prorrogou o auxílio emergencial por mais três meses, com pagamentos previstos até outubro. A Dataprev continuará realizando um pente fino para determinar se os inscritos ainda se enquadram nas regras do programa, sob risco de serem excluídos caso não satisfaçam mais as exigências.