scorecardresearch ghost pixel



Falha do WhatsApp pode comprometer segurança do usuário

Empresa especializada no assunto anunciou que descobriu brecha para invasão de conta. Saiba como se prevenir.



Foi identificada uma falha de segurança no WhatsApp Web. O problema foi visto pela empresa ISH Tecnologia em conjunto com a L1 Engenharia. De acordo com os especialistas, a brecha do sistema seria difícil de ser rastreada. Dessa forma, a vítima pode ser pega de surpresa ou nem saber do problema.

A ISH Engenharia é especialista em cibersegurança e diz que a falha pode afetar outras versões do mensageiro. Estão inclusas nestas versões a de desktop e o app para Windows Store.

Segundo o alerta, criminosos podem ter acesso a mensagens, fotos e conteúdos compartilhados por meio do WhatsApp. Então, o invasor pode se passar pelo usuário a fim de obter vantagens ou empregar golpes variados.

Além disso, o principal problema seria a dificuldade em rastrear a invasão. O usuário vitimado pelo invasor teria poucas chances de identificar uma falha no sistema. Este fator facilitaria ainda mais a ação criminosa.

A descrição exata dessa falha de segurança foi mantida em sigilo. Isso porque se trata de algo ainda ativo no WhatsApp e sua exposição poderia gerar consequências indesejadas.

Dica de segurança para e proteger

A empresa especialista em segurança oferece uma dica aos usuários do WhatsApp Web. Ela diz para desconectar o aplicativo enquanto não estiverem na frente do computador. 

De acordo com a ISH Tecnologia, o Facebook foi notificado sobre a falha na segurança do app. A falha, portanto, diz respeito a invasões. O mensageiro possui criptografia nas mensagens de ponta a ponta desde 2016. O motivo disso se dá justamente para prevenir o roubo de informações.

Mudanças no WhatsApp Web

É preciso ressaltar que o WhatsApp vem testando uma nova funcionalidade para evitar o uso em celulares. Seria possível criar mais conexões em dispositivos diferentes.

Em breve, cada dispositivo terá sua própria identificação a partir dos testes na versão beta

Segundo a empresa, a segurança será mantida, já que todas as identidades estarão em um mesmo usuário. As pessoas poderão saber para quais dispositivos estão enviando as mensagens.

Fora isso, existe a “Verificação Automática de Dispositivos”. Esse recurso facilita a utilização do novo sistema. Só serão exigidas novas verificações em casos de registros de contas novas.

Ainda que o novo sistema já esteja disponível para testes, o WhatsApp Web continuará ativo. A empresa informou que será possível acessar outros dispositivos por escaneamento de QR Code.

De acordo com as primeiras informações, cada usuário poderá se conectar a até quatro dispositivos. Agora é aguardar que as atualizações cheguem para todos os usuários de modo definitivo.

Não se sabe se esses testes podem influenciar na segurança do WhatsApp Web. Em princípio, a empresa ainda não se pronunciou sobre qualquer denúncia e garante a segurança ao usuário.

Leia também: É possível esconder os status “digitando” e “online” do WhatsApp?




Voltar ao topo

Deixe um comentário