O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou que o aplicativo Caixa Tem ofertará empréstimos em breve. O objetivo é disponibilizar o serviço após o término do pagamento do Auxílio emergencial em 2021.
As últimas parcelas do benefício devem ser pagas até outubro. De acordo com Guimarães, o empréstimo será destinado para beneficiários do auxílio e do Bolsa Família. Dessa forma, seria criada uma linha de crédito para pessoas com alto grau de vulnerabilidade.
O presidente da Caixa ainda revelou que os valores para empréstimo devem ser de até R$ 1 mil. A medida é mais uma forma de estimular a economia frente à atual crise sanitária pela qual o Brasil passa.
Para evitar a inadimplência do consumidor, os valores foram estipulados em quantias baixas. Assim, o cliente terá condições de arcar com as parcelas dos empréstimos.
Um fator que possibilitou a criação da linha de crédito especial foi a “bancarização” do cidadão. Com a distribuição do auxílio emergencial, foi possível inserir 38 milhões de brasileiros no sistema bancário. Anteriormente, esses cidadãos não teriam acesso a crédito junto às instituições financeiras.
Além disso, dentro do Caixa Tem existem mais de 67 milhões de clientes. São ativos que interessam ao banco manter após o recebimento do benefício.
O empréstimo criado pela Caixa será contratado diretamente pelo aplicativo. Não haverá necessidade do cliente se dirigir até uma agência bancária e enfrentar filas, por exemplo. O novo serviço também contará com juros mais baixos que os praticados pelo mercado tradicional.
Objetivo é aquecer a economia
Dessa forma, a Caixa afirma que a oferta de crédito destinado às pessoas mais necessitadas gera maior movimentação na economia. Diversos brasileiros abriram a primeira conta e tiveram contato com o mundo das finanças.
Vale ressaltar, que essas quantias de menor valor em tempos de pandemia, aquecem a economia local. Por meio de auxílios e microcrédito, o morador consegue ampliar a renda, ir ao mercado, à feira, ao açougue, à loja da sua cidade, etc.
A linha de microcrédito deve ajudar a manter a renda familiar ativa durante a atual crise sanitária e econômica. Fora isso, o crédito também contribuiu para a criação de negócios próprios.
Aplicativo Caixa Tem dará acesso a crédito e serviços bancários
De acordo com a fala de Guimarães, fica claro que o app Caixa Tem deverá crescer ao longo do tempo. Somando o canal para recebimento de benefícios e a possibilidade de microcrédito, a ferramenta se torna ainda mais atrativa.
Além disso, através do app também é possível realizar diversas transações bancárias. As funções estão disponíveis, inclusive, em contas na modalidade Poupança Social Digital.
Contudo, os clientes podem esperar mais novidades em breve. A Caixa também deverá oferecer cartões e seguros por meio do aplicativo. A proposta vem para seguir o novo estilo de vida que demanda menos filas, menos aglomeração, mais tecnologia e rapidez.
Leia também: Saque do FGTS fica disponível a partir de 1º de julho; Veja quem recebe
Imagem: Leonardo Sá/Agência Senado